Da ordenha ao fogão a lenha: a rotina dos produtores rurais no frio em Campo Alegre

Família fala sobre o dia a dia no campo em meio à onda de frio que passa pelo Estado

Basta o frio chegar pra muita gente logo ficar com preguiça de sair da cama. Mas para muitos produtores rurais de Campo Alegre, no Planalto Norte de Santa Catarina, não é bem assim: nem o frio abaixo de zero espanta os trabalhadores das tarefas diárias no campo.

Produtores rurais acordam cedo mesmo no frio para as atividades do campo – Foto: Adriano Mendes/NDTVProdutores rurais acordam cedo mesmo no frio para as atividades do campo – Foto: Adriano Mendes/NDTV

É o caso da família de Adriano Romalho e Luana Satiryrio: o sol mal nasceu e eles já estão a caminho do rancho para ordenhar as vacas, passando pelo campo repleto de cristais de gelo formados durante as madrugadas frias.

E a ordenha também não é fácil: o primeiro passo é usar a água gelada para higienizar o úbere da vaca. Os dedos endurecidos pelo frio fazem os movimentos e logo o leite quentinho escorre no balde.

“A gente acostuma, tem que encarar, é a nossa vida. A gente gosta do que faz, é muito gostoso trabalhar com animais, tirar o leite, transformar em outros produtos e receber clientes”, destaca Luana.

A filha do casal, Helena, tem apenas 8 anos, mas não pense que ela dorme até tarde: logo cedo pula da cama para acompanhar os pais e até brincar com os animais da propriedade.

Helena pula da cama cedo e aproveita o dia mesmo no frio – Foto: Adriano Mendes/NDTVHelena pula da cama cedo e aproveita o dia mesmo no frio – Foto: Adriano Mendes/NDTV

E depois do trabalho no frio, o fogão a lenha e um café ou chimarrão quentinhos compensam a lida. “É a recompensa pelo esforço de passar o friozinho lá fora. Agora, a gente aproveita o quentinho aqui dentro”, fala Adriano.

Ele explica que por terem nascido em Campo Alegre, já conhecida pelo frio intenso, é mais fácil acostumar-se com as baixas temperaturas: “aqui dentro a gente escapa, sempre que pode fica no fogão a lenha, chimarrão, cafezinho quente. É se agasalhar bem e não tem problema”, complementa.

Fogão à lenha ajuda a esquentar nos dias frios de Campo Alegre – Foto: Adriano Mendes/NDTVFogão à lenha ajuda a esquentar nos dias frios de Campo Alegre – Foto: Adriano Mendes/NDTV

O frio deve continuar e ficar ainda forte nos próximos dias em todo o Estado. Por isso, vale a dica de Adriano: colocar uma roupa quente e aproveitar o fogão a lenha e as bebidas que aquecem neste inverno.

*Com informações de Ricardo Moreira, repórter da NDTV

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...