Dados do Ceops e do AlertaBlu serão unificados para monitorar o rio Itajaí-Açu

Prefeitura e governo do Estado assumirão gradativamente, após transição e repasse das informações, a operação do Ceops

A prefeitura de Blumenau e o governo do Estado vão assumir a operação do Ceops (Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu).

A informação foi divulgada pela Administração Municipal na noite desta segunda-feira (1º) após reunião com a Furb, responsável atualmente pelo sistema, e com o coordenador da Defesa Civil de Santa Catarina, Aldo Baptista Neto.

Reunião entre prefeitura, Furb e Defesa Civil de SC ocorreu nesta segunda (1º) – Foto: PMB/Divulgação/NDReunião entre prefeitura, Furb e Defesa Civil de SC ocorreu nesta segunda (1º) – Foto: PMB/Divulgação/ND

De acordo com a prefeitura, o processo ocorrerá gradativamente, após transição e repasse das informações do sistema do Ceops que serão incorporadas ao AlertaBlu.

“O prazo para a concretização da operação não ficou definido, mas todas as partes entendem a importância da questão e estão dispostas a concluir essa unificação dos sistemas o mais breve possível”, diz a nota do Município.

O Ceops é um sistema da Furb que existe desde meados da década de 1980 e faz o monitoramento hidrológico da bacia do rio Itajaí-Açu, bem como aponta a previsão de elevação do nível do rio durante eventos de chuva intensa.

Em 2014, a prefeitura criou o sistema de monitoramento e alerta de eventos extremos de Blumenau, o AlertaBlu. É um órgão local para previsão e monitoramento meteorológico e climatológico.

A ideia agora é unir os dois sistemas para aprimorar o serviço de proteção comunitária.

“A partir de agora a prefeitura e o governo do Estado trabalharão para a unificação do sistema, que seguirá então sob responsabilidade operacional do Município. Tenho certeza que a unificação dos sistemas só tornará o trabalho de prevenção às cheias ainda melhor”, aponta o prefeito Mário Hildebrandt.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Tempo