Defesa Civil acende alerta para temporais em SC nesta quarta-feira

Condição acontece devido a atuação de uma área de baixa pressão entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, associada a presença de calor e umidade no Estado

A Defesa Civil emitiu alerta para a possibilidade de temporais entre a tarde e noite desta quarta-feira (3) em Santa Catarina. As regiões mais afetadas serão o Litoral Sul, Planalto Sul e parte do Alto Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis.

Defesa Civil acende alerta para temporais em SC nesta quarta-feira – Foto: Defesa Civil/DivulgaçãoDefesa Civil acende alerta para temporais em SC nesta quarta-feira – Foto: Defesa Civil/Divulgação
  • Regiões em laranja: risco alto para temporais
  • Regiões em amarelo: risco moderado para temporais
  • Regiões em verde: risco baixo para temporais

A condição acontece devido a atuação de uma área de baixa pressão entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, associada a presença de calor e umidade no Estado.

Segundo o órgão, a tendência é que os temporais se iniciem nas áreas de divisa com o Estado gaúcho e se propaguem para as demais regiões do Estado.

Os temporais vêm acompanhados de chuva pontualmente intensas, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Fique alerta

A Defesa Civil recomenda que, em caso de temporais, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser aremessados.

Em local abrigado, evite ficar próximo de janelas, desligue aparelhos eletrônicos,e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro. na praia, jamais fique na água.

Tempo segue instável nesta quinta

O tempo segue instável na quinta-feira (4) com chuva em Santa Catarina e risco de temporais localizados na madrugada e início da manhã. A condição deve atingir o Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, conforme a Epagri/Ciram.

Tempo deve seguir instável nesta quinta-feira – Foto: Leo Munhoz/NDTempo deve seguir instável nesta quinta-feira – Foto: Leo Munhoz/ND

No decorrer do dia, o tempo melhora em boa parte do Estado. No Oeste e Meio-Oeste retorna a condição de chuva e temporais isolados à tarde. As temperaturas aumentam durante o dia, com sensação de ar abafado.

A previsão da Defesa Civil indica amanhecer com temperaturas de 11°C a 16°C nos Planaltos e Meio-Oeste; 16°C a 20°C nas demais áreas. À tarde, as máximas voltam a subir e veriam de 27°C a 32°C no Oeste e Litoral Sul;  chegam aos 27°C no Planalto Sul e entre 25°C a 30°C nas outras regiões.

Os ventos são Nordeste, com variação de Leste no Litoral Norte, com rajadas ocasionais de 55 km/h no Litoral Sul.

+

Tempo

Loading...