Defesa Civil alerta para chance de novos deslizamentos no Norte de SC

Na manhã desta sexta-feira (17), uma casa em Joinville chegou a ser interditada após deslizamentos de terra

Após uma casa ser interditada em Joinville, no Norte de Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira (17), a Defesa Civil municipal alerta para mais chuva intensa e possibilidade de deslizamento nas próximas horas.

Uma casa foi interditada em Joinville nesta sexta-feira (17)Uma casa foi interditada em Joinville nesta sexta-feira (17) – Foto: Adriano Mendes/NDTV

Segundo o órgão, é necessário estar atento a movimentação de terra em morros, possível queda de árvores ou rachaduras em paredes de imóveis. Esses costumam ser sinais de deslizamentos.

“Nas últimas horas, o acumulado já ultrapassou os 50 mm aqui na nossa cidade”, informa Márnio Luiz Pereira, gerente da Defesa Civil de Joinville.

Raios e trovoadas movimentaram a manhã desta sexta-feira na cidade. De acordo com a Epagri/Ciram, o cenário de instabilidade é resultado de uma área alongada de baixa pressão (conhecida como cavado) entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A condição deve se manter até o início da madrugada de sábado (18).

Acumulados altos

Joinville é justamente a cidade onde mais choveu nas 24 horas anteriores às 15h56, horário da última medição da Defesa Civil de Santa Catarina, no Norte de Santa Catarina. Ao todo, 46mm foram registrados.

Acumulados de chuva em cidades do Norte de SCAcumulados de chuva em cidades do Norte de SC – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/ND

Depois disso, vêm Santa Terezinha (36mm), Itapoá (34,8 mm) e Jaraguá do Sul (34,4). Três Barras, no Planalto Norte, está no final da lista, com 16,6 mm registrados nas últimas 24h.

“No Centro-Leste do Estado, a chuva deve vir em pancadas, que podem ser pontualmente de forte intensidade em curto intervalo de tempo, com raios”, diz nota meteorológica da Defesa Civil estadual, divulgada no início desta sexta-feira, valendo até o final do dia.  No sábado, as áreas de instabilidade “gradativamente perdem força”, completa o texto.

Imóvel interditado

Na manhã desta sexta-feira, a Defesa Civil de Joinville interditou um imóvel atingido por deslizamento de terra, no bairro Petrópolis, na noite de quinta-feira (16).

À ocasião, a terra cedeu, derrubou muro de contenção de concreto e invadiu os quartos da casa. Uma garagem caiu em cima do carro da família. Parte da casa ao lado também foi interditada.

Conforme a Defesa Civil, as fundações ficaram expostas e há risco de desabamento parcial.

“A edificação foi severamente afetada pela queda do muro. Na vistoria, identificamos o desabamento do telhado construído junto à divisa, ruptura das paredes e a movimentação de toda a estrutura”, explica o engenheiro Robison Negri, da Defesa Civil de Joinville.

“Também recomenda-se a demolição do último vão da garagem, com o intuito de evitar que seu colapso coloque em risco o restante da edificação”, complementa o engenheiro. A família que vivia no imóvel está na casa de parentes.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...