Defesa Civil alerta para chuva, temporais e chance de estragos em SC

Por causa da passagem de uma frente fria, a nebulosidade deve aparecer em todo o Estado

A passagem de uma frente fria deve trazer pancadas de chuva e temporais a Santa Catarina a partir da tarde desta quarta-feira (2), segundo alerta da Defesa Civil do Estado. A instabilidade também cerca o mar, que deve ficar agitado entre quinta (3) e sexta-feira (4).

Nebulosidade deve aparecer em todo o Estado – Foto: Luciano Moraes/Arquivo/NDNebulosidade deve aparecer em todo o Estado – Foto: Luciano Moraes/Arquivo/ND

A instabilidade começa primeiro no Oeste catarinense, mas logo se estende ao Planalto Norte e Vale do Itajaí. Há chance de temporais isolados nestas áreas.

“O dia começou com presença de sol na região Oeste e Meio-Oeste do Estado, com temperaturas baixas”, afirmou a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, em boletim.

“Mas durante o dia nós vamos ter uma variação das nuvens, um aumento da nebulosidade, com o deslocamento de uma frente fria de fraca intensidade pelo Litoral de Santa Catarina”, completou.

De forma isolada, há chance de chuva intensa, descargas elétricas, queda de granizo e rajadas fortes de vento nas regiões em amarelo do mapa.

Alerta da Defesa CivilTemporais previstos são decorrentes de uma frente fria no Estado – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Nas áreas em verde, de acordo com o boletim, o risco é baixo para ocorrências relacionadas à chuva.

Agito no mar

No Litoral Sul, onde pode haver ressaca, o mar fica agitado a partir desta quinta. As ondas terão direção Sul/Sudeste e devem variar de 2 m a 2,5 m de altura, com picos de até 3 m.

Na Grande Florianópolis as ondas não passam de 2 m, mas podem causar estragos em áreas vulneráveis. O risco de agitação marítima e ressaca é moderado nas áreas amarelas do mapa.

Mar agitado e risco de ressaca em Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDMar agitado e risco de ressaca em Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Temperaturas

As temperaturas aumentam um pouco nesta quarta-feira, podendo chegar a 26°C no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. Vale do Itajaí e Litoral Norte têm previsão de máximas de 26°C.

“A região vai começando com um pouco mais de nebulosidade no Litoral Sul de Santa Catarina, já por influência de uma frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul”, informou a meteorologista. “No restante do Litoral, a gente começa com presença de sol e pouca nebulosidade, mas no decorrer do dia, a previsão também é de aumento da nebulosidade”.

+

Tempo