Defesa Civil alerta para chuvas volumosas e maré alta em Joinville

No final de semana, são grandes as chances de ocorrências relacionadas às chuvas no Litoral Norte de Santa Catarina

Chuvas volumosas devem ocorrem em todo litoral Norte de Santa Catarina, neste final de semana, segundo alerta da Defesa Civil de Joinville.

Entre sábado (19) e domingo (20), em Joinville, são altas as chances de ocorrências associadas à chuva forte em período curto de tempo, como alagamentos e deslizamentos. O acumulado pode ultrapassar os 70mm.

Guarda-chuva rosaChuvas devem vir fortes em Joinville – Foto: Erik Witsoe/Unsplash/Divulgação/ND

A tendência, de acordo com a Defesa Civil, deve-se à presença de instabilidades, à circulação marítima e à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica próximo da costa catarinense.

“A chuva deve ser mais intensa e persistente, por alguns momento de intensidade moderada a forte”, informou Marilene de Lima, meteorologista da Epagri/Ciram.

Ciclone e maré alta

No sábado, a formação de um ciclone, próximo ao Litoral catarinense, deve influenciar o oceano e provocar ventos de intensidade moderada e rajadas entre 50 e 70 km/h.

O fenômeno pode causar elevação dos níveis de maré, causando alagamentos nos horários de pico.

No caso de alagamentos e inundações, a Defesa Civil recomenda evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar também transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Em caso de emergência, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199, ou Corpo de Bombeiros Voluntários, pelo telefone 193.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...