Defesa Civil coloca cinco cidades de SC em alerta máximo para deslizamentos

Outras onze permanecem em situação de alerta no Estado; chuva persiste em todas as regiões nesta terça (2)

A Defesa Civil emitiu na manhã desta terça-feira (2) alerta máximo para o risco de deslizamento em cinco cidades de Santa Catarina. Além disso, outras onze aparecem em estado de alerta.

Mapa mostra risco de deslizamentos em várias cidades do Estado – Foto: Defesa Civil/DivulgaçãoMapa mostra risco de deslizamentos em várias cidades do Estado – Foto: Defesa Civil/Divulgação

As cidades com maior risco do fenômeno são: Joinville, Garuva e Schroeder, no Norte do Estado, Laguna, no Sul, e a capital, Florianópolis. Segundo a Defesa Civil, o risco por conta da quantidade de chuva que pode causar estabilidade no solo.

Já no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Serra, há cidades onde o estado é de alerta, atenção e observação. Por conta disso, o órgão emitiu algumas recomendações do que fazer nesta situação:

  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;
  • Fique atento ao aparecimento de rachaduras em muros e paredes.

Previsão é de mais chuva para esta terça

A chuva vem castigando dezenas de cidades catarinenses nos últimos dias. Garuva, Florianópolis e Joinville, por exemplo, já contam com acumulado de mais de 300mm.

Tabela mostra o acumulado de chuva nos últimos dias no Estado – Foto: Defesa Civil/DivulgaçãoTabela mostra o acumulado de chuva nos últimos dias no Estado – Foto: Defesa Civil/Divulgação

E a previsão é de que ela continue nesta terça-feira atingindo todo o Estado. Segundo a Defesa Civil, o fenômeno é decorrente da combinação de calor e umidade.

Também há riscos de temporais isolados e de chuva intensa em curto espaço de tempo. O risco é moderado para desastres, como alagamentos e enxurradas, nas áreas em amarelo no mapa.

Chuva será registrada em todo o Estado – Foto: Defesa Civil/DivulgaçãoChuva será registrada em todo o Estado – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Tempo