Defesa Civil confirma passagem de tornado por cidade do Oeste de SC

Fenômeno climático passou pelo interior do município na noite desta segunda-feira (13) e causou estragos pontuais

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a passagem de um tornado pelo município de Guatambu, na região Oeste de Santa Catarina, na noite desta segunda-feira (13). O fenômeno climático passou pelo município próximo das 23h e causou estragos pontuais.

tornado passou pelo interior do municípioTornado causou danos em uma casa no interior do município. Foto: Piter Scheuer

Nas imagens de radar meteorológico, a Defesa Civil informou que identificou o deslocamento de uma supercélula, com características tornádicas, entre às 22h50min e 23h15min, sobre o município de Guatambu e vizinhanças.

“Através do radar meteorológico, a equipe de meteorologia identificou assinaturas (traços), que são características de células tornádicas. Foi utilizado também um outro produto do radar para identificar padrões de tempestades severas”, destaca o meteorologista chefe da Defesa Civil, Murilo Fretta.

Nas imagens do satélite GOES-16 também foi possível verificar a presença de núcleos convectivos associados a tempo severo.

O meteorologista Piter Scheuer acredita que um tornado de categoria F0 — pequena proporção — atingiu o interior do município. “Foi um tornado bem isolado, pontual, que atingiu parte de uma casa e deixou apenas danos materiais”, disse o especialista. Scheuer esteve no local no começo da manhã, coletou dados e enviou à Defesa Civil Municipal.

O morador que teve a casa destelhada conta que tudo aconteceu muito rápido. “Acordei com um barulho muito alto, até estranhei e abri a janela. Mas logo virou o vento e um apareceu redomoinho que parecia que ia levantar a casa do chão”, disse ao meteorologista.

Tempestades em Santa Catarina

Segundo a Defesa Civil, a passagem de uma frente fria, combinada com o escoamento de umidade e presença de instabilidade provocaram tempestades severas no estado de Santa Catarina.

Temporal passou por Chapecó e assustou os moradores – Foto: Willian Ricardo/NDTemporal passou por Chapecó e assustou os moradores – Foto: Willian Ricardo/ND

Até o momento foram relatados eventos de granizo, chuva forte e rajadas intensas de vento e ocorrências como alagamentos e destelhamentos, principalmente nas regiões Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste.

Os municípios mais afetados durante a noite e madrugada foram Itá, Concórdia, Joaçaba, Chapecó e Guatambu, onde foram registradas intensas rajadas de vento que ocasionaram imóveis destelhados, queda de árvores e falta de energia elétrica em vários municípios.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...