Defesa Civil emite alerta para tempestades severas em SC; veja as áreas

Previsão é de chuva forte com rajadas intensas de vento e eventual queda de granizo principalmente no Oeste e Planalto; temporais devem ocorrer em todo o Estado

A Defesa Civil emitiu alerta para fortes temporais em toda Santa Catarina, das 17h desta quarta-feira (2) até 10h de quinta-feira (3). As regiões mais atingidas serão todo o Oeste e boa parte dos Planaltos Norte e Sul, além do Alto Vale do Itajaí.

Nestas áreas, o alerta é de “atenção”, pela intensidade mais forte das tempestades. O restante do Estado fica em observação, também para ocorrência de temporais. Confira no mapa:

Áreas em laranja tem riscos de temporais – Foto: Reprodução/Defesa CivilÁreas em laranja tem riscos de temporais – Foto: Reprodução/Defesa Civil

Avanço dos temporais

A Defesa Civil aponta a ocorrência de tempestades severas nas regiões em laranja do mapa, já entre o final da tarde e noite desta quarta-feira. Nestas áreas há maior risco de chuva forte com rajadas de vento intensas e eventual queda de granizo. Não se descarta a ocorrências de alagamentos em alguns pontos, segundo o órgão.

No decorrer da madrugada de quinta-feira, há chance de temporais também nas áreas apontadas em amarelo no mapa.

A Defesa Civil recomenda que, em caso de mau tempo, as pessoas busquem um lugar abrigado, longe de árvores, placas, postes de energias e objetos que possam ser arremessados.

Além disso, dentro de casa o ideal é ficar longe de janelas, além de desligar aparelhos eletrônicos.

Chuva e calor nos próximos meses

O indicativo é que os meses de dezembro, janeiro e fevereiro formem um trimestre de retorno das chuvas em Santa Catarina, com previsão de acumulados de chuva um pouco acima da média para o período. Este trimestre é justamente quando o Hemisfério Sul entra no verão.

A Epagri/Ciram aponta que em dezembro haverá entre 130 e 150 mm de chuva em três regiões (Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul), de 150 a 190 mm no Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis.

+

Tempo