Defesa Civil emite alerta para risco de deslizamentos de terra em Santa Catarina

Florianópolis e Joinville estão entre as áreas que podem ser afetadas por causa das fortes chuvas

*Atualizada às 13h

A forte chuva voltou a Santa Catarina nesta semana e trouxe alerta para risco de deslizamento em vários municípios do Estado. Segundo a Secretaria de Defesa Civil, as principais áreas que podem ser afetadas ficam entre o Planalto e Litoral, entre elas Florianópolis e Joinville.

Até a manhã desta quarta-feira (4), as cidades que registraram os maiores acumulados de chuva foram Santa Rosa de Lima (130 mm), Garuva (127 mm) e São Francisco do Sul (110 mm). Em Corupá, houve queda de barreira no Km 94 da BR-280 e o trânsito segue em meia pista.

Defesa Civil/Divulgação/ND

Famílias foram retiradas de região no acesso às barragens de Alto Cedros

Ainda de acordo com a Defesa Civil, os rios continuam baixando gradativamente – alguns de forma mais lenta, devido ao relevo da região -, mas o clima instável inspira cuidados para os próximos dias. As áreas mais críticas até o momento ficam em Três Barras (rio Canoinhas) e Otacílio Costa (rio Canoas), onde os rios seguem em estado de emergência.

Área evacuada

Nesta manhã, a Defesa Civil de Rio dos Cedros e o coordenador regional da Defesa Civil do Estado, Sandro Carvalho, realizaram uma vistoria em Rio Herta, no acesso para as barragens de Alto Cedros, e constatou “uma situação que merece todo cuidado”, pois o solo está bastante encharcado e vários pontos de barreiras se romperam.

A equipe, então, orientou de forma preventiva as famílias que moram abaixo do local a evacuarem suas casas até o tempo melhorar. A prefeitura ainda ofereceu suporte necessário para a retirada de bens dos imóveis.

Maiores acumulados de chuva nas últimas 96h:

Santa Rosa de Lima – 130 mm
Garuva – 127 mm
São Francisco do Sul – 110 mm
Rio Fortuna – 107 mm
Araquari – 99 mm
Joinville – 98 mm
Praia Grande – 94 mm
Schroeder – 93 mm
Blumenau – 87 mm
Rodeio – 86 mm
Garopaba – 85 mm
Guaramirim – 85 mm
Jaraguá do Sul – 74 mm
Pomerode – 83 mm
Corupá – 74 mm
Antônio Carlos – 72 mm
Garopaba – 72 mm
Morro Grande – 72 mm
Araquari – 72 mm
Florianópolis – 67 mm
Itapoá – 65 mm
Salete – 65 mm
Orleans – 64 mm
Barra Velha – 64 mm
Guaramirim – 63 mm
Timbó – 61 mm
Itapema – 61 mm

:: Quarta-feira será de chuva intensa em todas as regiões de Santa Catarina

Recomendações da Defesa Civil

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximo a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Inundações/alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximo a rios e ribeirões.

Jaraguá do Sul – 63 mm

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...