Defesa Civil emite alerta para temporais isolados nesta quarta-feira

A condição é decorrente da aproximação de uma frente fria em Santa Catarina; temperaturas, nesta quarta-feira (3), seguem altas

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um novo alerta para temporais nesta quarta-feira (3). O motivo seria a aproximação de uma frente fria no Estado, que precede de períodos de calor mais intenso. Segundo a Epagri/Ciram, a temperatura pode chegar a 36°C no Litoral Norte.

Chuva em BlumenauCondição está relacionada à chegada de uma frente fria – Foto: Ketlin Ciquelero/Arquivo/ND

De acordo com o boletim, há risco moderado para desastres no Estado. O destaque é para a possibilidade de temporais isolados na metade Oeste catarinense – acompanhados de raios, rajadas de vento, alagamentos e queda de granizo.

No período da tarde para a noite, conforme a Defesa Civil, a condição se estende do Meio-Oeste para o litoral catarinense.

“Novas áreas de instabilidade – alimentadas pelo calor e pela forte umidade – favorecem a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas, aquelas bem típicas de verão e, claro, sempre há risco de temporal localizado”, antecipa o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins. Os volumes de chuva no Estado podem passar de 30 mm por hora.

Condição de temporais vai até o final desta quarta (3) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDCondição de temporais vai até o final desta quarta (3) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Já a previsão de vento intenso e mar agitado para o litoral tem relação com a frente fria associada a um ciclone extratropical, que vem do litoral do Rio Grande do Sul em direção ao leste, além do avanço de um sistema de alta pressão pelo Uruguai e litoral catarinense.

+

Tempo