Defesa Civil emite alerta para temporais neste domingo em SC

Os temporais podem ocasionar chuva de forte intensidade, rajadas de vento intenso e queda de granizo. Segundo o órgão, também há possibilidade de alagamentos e deslizamentos

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para o risco de temporais que podem atingir diversas regiões do estado no final da tarde e noite deste domingo (14). O aviso é válido principalmente para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Defesa Civil emite alerta para temporais neste domingo em SC. – Foto: Rafael Bernardino/Conexão GeoClimaDefesa Civil emite alerta para temporais neste domingo em SC. – Foto: Rafael Bernardino/Conexão GeoClima

Os temporais podem ocasionar chuva de forte intensidade. Não se descarta a ocorrência de raios, rajadas de vento intenso e queda de granizo. Segundo a Defesa Civil, também há possibilidade de alagamentos e deslizamentos pontuais.

Em caso de emergência a população deve acionar a Defesa Civil Municipal através do telefone 199, ou ainda, o Corpo de Bombeiros por meio do número 193.

Defesa Civil emite alerta para temporais neste domingo em SC – Foto: Reprodução/Defesa Civil SCDefesa Civil emite alerta para temporais neste domingo em SC – Foto: Reprodução/Defesa Civil SC

Como se proteger

Em caso de tempestades com ventos fortes e raios a Defesa Civil recomenda que a população busque um local para se abrigar longe árvores, placas, postes e objetos que possam ser arremessados. Na praia, jamais fique na água.

Dentro de casa a recomendação é para que as pessoas fiquem longe das janelas e desliguem os aparelhos eletrônicos. O órgão lembra que o banheiro de alvenaria costuma ser um local seguro.

Em caso de alagamentos e inundações deve-se evitar o contato com as águas. Para os motorista a recomendação é evitar dirigir em locais alagados e pontes que estejam submersas.

>> Veja também: Forte chuva alaga vários bairros de Joinville

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (15) persiste condição de maior instabilidade principalmente entre o Litoral e Vale do Itajaí, favorecendo condição para temporais isolados nestas regiões e para pancadas de chuva nas demais áreas.

No Litoral e Vale do Itajaí as máximas ultrapassam 30ºC, atingindo até 35ºC no Litoral Norte. Do Oeste aos planaltos a temperatura durante a tarde varia entre 27 e 30ºC.

+

Tempo