Defesa Civil monitora chuva em SC e alerta para deslizamentos; veja as regiões

Garuva tem 195 milímetros de chuva acumulada em 48 horas e é um dos municípios onde população deve ficar em alerta para os riscos, segundo a Defesa Civil

O alto volume de chuva em Santa Catarina nos últimos dias segue preocupando principalmente quatro municípios da Região Norte. São eles: Garuva, Joinville, Corupá e Guaramirim.

Defesa Civil monitora chuvas em SCJoinville registrou deslizamentos e desabamentos de muro após alto volume de chuva – Foto: Ricardo Alves/NDTV

Em Florianópolis, Capital do Estado, onde foram registrados problemas, como a interdição de duas casas por risco de desabamento e quedas de árvores em vias públicas, a situação é mais tranquila e a previsão é bem melhor para os próximos dias.

Os principais transtornos concentram-se na região Norte. “Em Garuva, por exemplo, estamos com 195 mm acumulados nas últimas 48 horas, uma chuva muito significativa para o período”, disse o meteorologista da DCSC (Defesa Civil de Santa Catarina), Felipe Theodorovitz.

A maior cidade do Estado, Joinville, registrou alagamentos e deslizamentos no fim de semana e segunda-feira (1º). No Centro, diversas ruas e o terminal central de ônibus alagaram. Como o solo está bastante encharcado, a orientação é que os moradores fiquem atentos aos riscos.

Chuvas em SC vêm causando estragos principalmente no Norte do EstadoNo Petrópolis, o muro desta casa desabou – Foto: Ricardo Alves/NDTV

“Nas construções, é preciso ver se há pontos de rachadura. Quem mora em encosta, precisa ver se tem registro de chuva mais intensa e, se houver, sair imediatamente de casa. Se a chuva vem em forma de pancada, com risco de enxurrada, a pessoa não pode pensar duas vezes e tem que sair de casa, principalmente quem mora em área de risco”, orientou Theodorovitz.

Além dos alagamentos, Joinville teve quatro deslizamentos e cinco desabamentos de muros. Apesar dos transtornos, não há feridos e nem desalojados. Mesmo que a chuva não registre o mesmo volume das últimas 48 horas, a Defesa Civil alerta que há possibilidade de novos problemas no Norte, em função da persistência de instabilidade. O risco maior é para deslizamentos.

Chuvas em SC também causaram queda de árvore em FlorianópolisÁrvore caiu no morro da Lagoa da Conceição no último sábado (30) – Foto: Defesa Civil de Florianópolis/Divulgação/ND

“Como essa condição persistiu na segunda-feira, mesmo com chuva fraca, o solo está muito encharcado, e o risco para deslizamento persiste. Estamos atentos a essa região”, destacou Theodorovitz. Em caso de emergência, é possível ligar para a Defesa Civil no 199 ou para os bombeiros no 193.

Previsão do tempo para terça e quarta-feira pelo Estado

De acordo com a previsão dos meteorologistas das Defesa Civil catarinense, nesta terça, a circulação perde força, mas ainda deixa o dia com variação de nuvens. O sol aparece, mas há chance de chuva isolada da Grande Florianópolis ao Litoral Norte.

Segundo a previsão, nesta terça, o sol aparece, mas há possibilidade de chuva na Grande Florianópolis – Foto: Bruna Stroisch/NDSegundo a previsão, nesta terça, o sol aparece, mas há possibilidade de chuva na Grande Florianópolis – Foto: Bruna Stroisch/ND

Nas demais áreas, sol e poucas nuvens. Entre a tarde e a noite, no entanto, áreas de instabilidade formadas pelo calor e umidade ocasionam pancadas de chuvas com temporais isolados entre o Planalto e o Litoral Sul. O risco é baixo para ocorrências associadas a temporais.

Sol na quarta em Florianópolis

Na quarta-feira (3), o dia começa com chuva fraca e bem isolada da Grande Florianópolis ao Litoral Norte. No decorrer do dia, haverá sol e poucas nuvens. Do Oeste ao Litoral Sul, a formação de uma área de baixa pressão favorece pancadas de chuvas com temporais isolados a partir da tarde. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais.

Chuva em SC pode dar trégua quarta-feira a FlorianópolisSegundo o meteorologista da Defesa Civil Catarinense, quarta pode ter sol e poucas nuvens – Foto: Leo Munhoz/ND

Na segunda à tarde, a Defesa Civil registrou chuva fraca na área serrana da Grande Florianópolis em Rancho Queimado, Angelina, Major Gercino, Alfredo Wagner e Anitápolis. Na Capital, não há preocupação relacionada à chuva nos próximos dias.

“Essa chuva que vem dando desde domingo (31) pegou mais o Litoral Norte, mas em direção ao Baixo, Médio Vale e Grande Florianópolis, foi bem mais atenuada”, ressaltou Theodorovitz.

Chuva na divisa

Ainda segundo o meteorologista, a baixa pressão de quarta-feira, deve causar chuva nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, que avançam em direção a região Nordeste do Estado ao longo da quinta-feira (4), trazendo pancadas de chuva para a região.

“Na quarta, temos a formação desse sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Rio Grande do Sul e a área de chuva mais intensa de temporais deve ficar restrita ao estado vizinho mesmo. Mas estamos de olho, porque pode haver temporais isolados entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, porém, com risco baixo”, comentou Theodorovitz.

Temporais isolados no Oeste quarta-feira

Também na quarta, entre à tarde e à noite, a baixa pressão influenciando o Estado também possibilita temporais isolados no Oeste, em direção ao Litoral Sul.

Chuva em SC deve levar temporais isolados ao Oeste na quarta-feiraQuarta-feira, no Oeste, a previsão é temporais isolados – Foto: Willian Ricardo/ND

“Na quinta, a área de divisa que, inicialmente, era preferencial para temporais, se desloca em direção ao Norte do Estado. A chuva deve ficar preferencialmente na porção Oeste e em direção ao Planalto e Litoral Norte”, disse Theodorovitz.

Grande Florianópolis

Na Grande Florianópolis, a partir de terça-feira, o tempo começa a melhorar, mas ainda com presença de nebulosidade. Quarta-feira, o dia deve estar mais quente, com previsão de 26 ºC a 27 ºC, ou seja, uma abertura de sol maior, apesar de haver chance de chuva à tarde e à noite. Na quinta, a condição deve persistir com nebulosidade maior e temperaturas na casa dos 23 ºC a 24 ºC.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...