Defesa Civil não descarta granizo, rajadas de vento e chuvas intensas nesta quinta

Alerta para áreas de instabilidade favorecem a formação de temporais em todo o Estado

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para áreas de instabilidade que favorecem a formação de temporais, em todo o Estado, nesta quinta-feira (11). Não são descartadas quedas de granizo, rajadas de vento e chuvas pontuais intensas.

Á reas de instabilidade favorecem a formação de temporais em todo o EstadoÁreas de instabilidade favorecem a formação de temporais em todo o Estado – Foto: Carlos Sabino/Arquivo/ND

“A circulação marítima, combinada com uma área de baixa pressão alongada sobre o mar e aquecimento diurno, deixam o dia com aumento de nuvens e, principalmente a partir da tarde, com pancadas de chuva na metade leste do oeste”, informou o órgão, em boletim desta quinta-feira.

Previsão do tempo para esta quinta-feira (11) – Foto: NDTVPrevisão do tempo para esta quinta-feira (11) – Foto: NDTV

Nas demais regiões, áreas de instabilidade, entre o período da tarde e noite, favorecem pancadas de chuvas. Não são descartados altos acumulados de chuva em períodos curtos de tempo, afirmou a Defesa Civil de Santa Catarina.

Há risco moderado de ocorrências nas áreas em amarelo do mapa, que incluem as regiões inteiras do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí.

Áreas em amarelo têm risco moderado de desastres – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDÁreas em amarelo têm risco moderado de desastres – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Temperaturas

De acordo com a Epagri/Ciram, as temperaturas seguem em elevação no Estado, nesta quinta, podendo chegar a 33°C no Oeste.

“No decorrer do dia, nós vamos ter aumento de nuvens nessas áreas, em condições para ocorrência de pancadas de chuva, que podem vir com trovoadas isoladas, principalmente nos períodos da tarde e noite”, antecipou a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram.

No Oeste, os ventos sopram do quadrante leste a nordeste, de intensidade fraca a moderada.

Na sexta-feira (12), a temperatura seguirá alta, apresentando mais nebulosidade no Litoral catarinense, com chuvas sobretudo no início e fim do dia. Nas demais regiões, deve haver aberturas de sol, com pancadas de chuva à tarde devido ao calor.

+

Tempo