Defesa Civil orienta famílias a deixarem residências em Blumenau

Com nível do rio Itajaí-Açu estabilizado, preocupação do órgão é quanto a possibilidade de deslizamentos; Desde o último domingo (17) cidade já registra 152 ocorrências desta natureza

O número de ocorrências em função das chuvas em Blumenau subiu para 246, segundo informou a Defesa Civil na tarde desta sexta-feira (22). Até o momento foram registrados 152 deslizamentos de terra, 29 quedas de árvores, 59 análises de risco e seis alagamentos.

Prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar, visitou locais atingidos pelas chuvas – Foto: Foto: Michele Lamin / Prefeitura de BlumenauPrefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar, visitou locais atingidos pelas chuvas – Foto: Foto: Michele Lamin / Prefeitura de Blumenau

Entre as principais ocorrências está um deslizamento de terra que foi registrado na Rua Sumaré, no bairro Velha Central. O local é considerado pela Defesa Civil com potencial de alto risco. Nenhum imóvel foi afetado, mas moradores de cinco casas foram orientados a deixar as residências e ir para casa de amigos ou familiares.

Na tarde desta sexta-feira (22) a prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar, esteve no local ao lado do secretário Municipal de Defesa Civil, Cel. Carlos Olímpio Menestrina.

Defesa Civil segue monitorando regiões atingidas pelas chuvas – Foto: Foto: Michele Lamin / Prefeitura de BlumenauDefesa Civil segue monitorando regiões atingidas pelas chuvas – Foto: Foto: Michele Lamin / Prefeitura de Blumenau

O acumulado mensal de chuva registrado na cidade já chega a 287,4 milímetros. Isso representa 56% a mais do que a média esperada para este mês de janeiro que era de 183 milímetros.

Em caso de emergência a orientação é para que a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

Rio Itajaí-Açu

A nova a medição realizada pela Defesa Civil, às 20h, mostra que o rio Itajaí-Açu segue em estado de atenção com 5,87m. Desde a noite desta quinta-feira (21), quando o rio atingiu a marca de 6,82m, às 22h, as águas vem baixando lentamente.

Rio Itajaí-Açu em Blumenau pode atingir 6,2 metros nesta quinta – Foto: Divulgação/NDRio Itajaí-Açu em Blumenau pode atingir 6,2 metros nesta quinta – Foto: Divulgação/ND

A Defesa Civil de Blumenau não divulgou uma nova projeção para o nível do rio Itajaí-Açu. De acordo com Ceops (Centro de Operação do Sistema de Alerta), o volume de chuva que caiu na região não é suficiente para elaborar uma nova medição.

Abrigos

Dois abrigos seguem de prontidão para atender famílias desabrigadas no município. Um está localizado na Paróquia Luterana da Velha, no Morro da Companhia, e outro na Escola Santos Dumont, no bairro Garcia.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Tempo