Domingo tem amanhecer com nevoeiro e temperaturas altas em SC

Apesar das temperaturas beirando os 40ºC em muitas regiões, tempo vira ainda neste domingo trazendo chuva e temporal

As nuvens baixas que apareceram em muitas cidades do litoral de Santa Catarina deixaram os moradores intrigados neste domingo (13) de sol. Apesar das máximas próximas dos 40ºC, o nevoeiro fez quem pretendia ir à praia checar a previsão do tempo nas primeiras horas do dia. No entanto, o fenômeno nada mais é do que um nevoeiro marítimo muito comum nesta época do ano. 

Nevoeiro visto do Morro da Cruz neste domingo – Foto: Anderson Coelho/NDNevoeiro visto do Morro da Cruz neste domingo – Foto: Anderson Coelho/ND

De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Corrêa, o nevoeiro ocorre por conta da diferença entre a temperatura da água do oceano e as máximas altas na região costeira.

“Quando o mar está muito gelado, se forma esse nevoeiro. É um contraste de temperatura que provoca a condensação da umidade. A partir daí, o nevoeiro se forma”, explicou. 

Ao longo da manhã, o vento dissipou as nuvens e o céu limpo pode ser visto em todo o Estado. Já à tarde, a previsão do tempo mostra que as máximas devem chegar aos 39ºC, no Litoral Sul, e aos 38ºC, no Norte. Na Grande Florianópolis, a expectativa é de que os termômetros alcancem os 34ºC.

Leia também:

Apesar do sol em todo o Estado, a partir de segunda-feira (14) o tempo já muda. A expectativa é de que o tempo fique instável com pancadas de chuva e chance de  trovoadas em todas as regiões, devido ao deslocamento da frente fria. Há risco de temporais localizados com ventos fortes e granizo no início da noite.

Chapecó neste domingo – Foto: Willian Ricardo/NDChapecó neste domingo – Foto: Willian Ricardo/ND

Em Chapecó, no Oeste do Estado, apesar do calor intenso, o tempo começou a mudar no início da tarde deste domingo. O sol deu lugar a nuvens escuras. Segundo a Epagri, pode chover até 20 milímetros. Às 14h, os termômetros marcavam 33ºC. 

+

Tempo