Efeitos de ciclone extratropical serão sentidos em SC

Sistema de área de baixa pressão ocorre na fronteira com o Uruguai, atingido o RS de modo mais intenso; em SC as rajadas de vento devem ser de até 70 KM/h

O Sul do Brasil deve receber um novo ciclone nesta semana. A previsão da Epagri/Ciram é que a formação de um ciclone extratropical nas proximidades da fronteira com o Uruguai ocorra nesta quarta- feira (2).

Efeitos de ciclone extratropical serão sentidos em SC – Foto: Willian Ricardo/ND

Por influência de áreas alongadas de baixa pressão e pela formação de uma frente fria no Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, os próximos dias serão de instabilidade em Santa Catarina, com variação de nuvens e chuva mal distribuída ao longo da semana.

Áreas em amarelo devem ser as mais atingidas pelas rajadas de vento – Foto: Divulgação/Defesa Civil de Santa Catarina/ND

O maior impacto será sentido pelo Rio Grande do Sul, mas o tempo deve ser influenciado em Santa Catarina, com frente fria e variação de nuvens. Até a quinta (3) haverá chuvas mal distribuídas no Estado.

Além disso, há previsão de rajadas de vento de 50 a 70km/h no estado, mais intensas especialmente no Litoral Sul.

Não há previsão de frio intenso, mas haverá instabilidade marítima. Os ciclones extratropicais tendem a ser menos intensos, também conhecidos como sistemas de área de baixa pressão.

Mapeamento do impacto do ciclone, que deve atingir o Rio Grande do Sul de maneira mais intensa – Foto: Divulgação/ND

+

Tempo