Entenda como a umidade pode causar ‘riscos à saúde’ em SC nesta semana

Clima está favorável ao surgimento de infecções bacterianas e doenças respiratórias, que podem causar dores de cabeça e desidratação

Dores de cabeça e desidratação são alguns riscos à saúde que poderão ser enfrentados em Santa Catarina nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18) devido à baixa umidade. Isso é o que indica a previsão do tempo divulgada pela Defesa Civil.

Na tarde desta terça-feira (17) a umidade deve ficar abaixo de 30% na porção Oeste – Foto: Willian Ricardo/NDNa tarde desta terça-feira (17) a umidade deve ficar abaixo de 30% na porção Oeste – Foto: Willian Ricardo/ND

De acordo com o meteorologista Victor Meireles, no período da tarde desta terça-feira, a umidade deve ficar abaixo de 30% na porção Oeste. Em épocas em que a umidade relativa do ar está baixa a dor de cabeça costuma ser mais frequente e até mesmo mais forte.

Isso acontece pois nesses períodos a hidratação do corpo é afetada, dificultando todo o funcionamento do organismo. Com isso, podem surgir doenças como infecções virais e bacterianas, alergias e doenças respiratórias. Para evitar complicações é indicado manter a hidratação em dia, além de uma alimentação rica em frutas e verduras

Previsão para terça-feira (17)

Na terça-feira as temperaturas máximas ficam altas para esta época do ano e chegam aos 33ºC no Oeste, 25ºC no Planalto Sul e variam de 27ºC a 31°C no Meio-Oeste, Litoral Sul e de 25°C a 29°C nas demais regiões.

Esta massa de ar quente deixa o dia com predomínio de sol e poucas nuvens. No litoral e áreas próximas o dia começa com nevoeiros, mas que se dissipam pela manhã. Não há risco de ocorrências meteorológicas. Estão previstos ainda ventos de Nordeste/Norte com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, em torno de 45km/h.

Previsão para quarta-feira (18)

Na quarta-feira a umidade também deve ficar abaixo dos 30%. A formação de uma área de baixa pressão alongada entre o RS e SC e seu deslocamento em direção ao oceano combinada ao calor favorecem a formação de pancadas de chuva de forma isolada com raios no Planalto e Litoral Sul. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas aos temporais.

Nas demais áreas o dia será de sol com poucas nuvens. Durante o amanhecer, as temperaturas mínimas serão de 10°C a 14°C nos Planaltos e Meio-Oeste. Nas demais regiões, 15°C a 18°C. À tarde, as máximas variam de 30°C a 36°C na porção Oeste e Litoral Sul. Já no Norte do Estado, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, a temperatura varia de 28°C a 31°C, enquanto no Planalto Sul chegam em até 27°C.

Previsão para quinta-feira (19)

Na quinta-feira (19) uma massa de ar quente e seco atua sobre todo o Estado e favorece um dia com predomínio de sol a poucas nuvens e calor. O amanhecer tem temperaturas mínimas de 11°C a 15°C nos Planaltos e Meio-Oeste. No restante do Estado a temperatura vadia de 15°C a 19°C.

À tarde, as máximas variam de 31°C a 37°C na porção Oeste e Litoral Sul, 28°C a 32°C no Norte do Estado, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. No Planalto Sul as máximas chegam a 28°C.

Tendência para os próximos dias

Na sexta-feira (20) e sábado (21) a massa de ar seco e quente segue em Santa Catarina, o que favorece dias quentes, com predomínio de sol e poucas nuvens. As temperaturas máximas ficam altas e chegam aos 34°C na porção Oeste, 30°C no Meio-Oeste, 28°C no Planalto Norte e variam de 23°C a 26°C nas demais regiões. Na sexta, as rajadas de vento devem ser de moderada a forte intensidade (40 a 70km/h) do Extremo Oeste ao Litoral Sul.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...