Entenda como forte nevoeiro impacta a temperatura nesta sexta em Florianópolis

Fenômeno ocorre próximo à costa e pode ocasionar variações de temperatura em diferentes pontos da Capital

Florianópolis amanheceu com forte nevoeiro marítimo nesta sexta-feira (20). De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, à medida em que a temperatura aumenta, o fenômeno tende a se dissipar. No entanto, a Ilha de Santa Catarina pode ter altas variações de máximas ao longo do dia.

Forte nevoeiro no bairro Itacorubi, na manhã desta sexta-feira (20) – Foto: Maria Fernanda Salinet/NDForte nevoeiro no bairro Itacorubi, na manhã desta sexta-feira (20) – Foto: Maria Fernanda Salinet/ND

“Se no Norte da Ilha o nevoeiro persistir por mais tempo, a temperatura pode ficar em torno de 23°C, 25°C. Se no Itacorubi (Leste da Ilha) ele ficar mais, a temperatura pode ficar mais elevada e se aproximar dos 30°C. Isso varia muito e não tem como afirmar, porque ele pode se dissipar em um pouto e em outro não”, explica.

O nevoeiro marítimo é costeiro e acontece especialmente nas áreas mais próximas ao mar, como reitera a especialista. A ocorrência é relacionada a um aquecimento fora de época, quando o ar fica mais quente do que a superfície do mar, que está mais fria. “Aí o ar condensa próximo à superfície, o que se torna o nevoeiro marítimo.”

Nevoeiro visto no bairro Estreito, região continental de Florianópolis – Foto: Foto: Gustavo Bruning/NDNevoeiro visto no bairro Estreito, região continental de Florianópolis – Foto: Foto: Gustavo Bruning/ND

Segundo a GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), o fenômeno não atrapalha o trânsito nesta manhã.

A previsão para a Capital nesta sexta é que a máxima fique em torno de 30°C. Porém, “onde ele predomina a temperatura não sobe muito”. Ainda conforme Gilsânia, o nevoeiro pode permanecer no início da próxima semana na Capital, já que as temperaturas seguem elevadas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...