Entenda o que deixa SC com ‘cara de chuva’ e dias frios e úmidos nesta semana

Em todo o Estado terá baixa diferença de temperaturas entre o amanhecer e a tarde, o que aumenta a sensação de frio

A baixa amplitude térmica provoca sensação de frio ao longo desta semana em Santa Catarina. Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, o vento e a umidade deixam os dias com ainda mais “cara de chuva”.

SC tem risco de chuvas e fortes rajadas de vento nesta quinta-feira (24) – Foto: Gustavo Bruning/NDSC tem risco de chuvas e fortes rajadas de vento nesta quinta-feira (24) – Foto: Gustavo Bruning/ND

A frente fria entre o Estado e o Paraná provoca uma chuva fraca no início da manhã desta quarta-feira (11), especialmente no Litoral, Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e na Grande Florianópolis. A previsão indica que o tempo deve melhorar no começo da tarde.

O meteorologista indica que algumas aberturas de sol devem ocorrer no final desta manhã e no início da tarde, nas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, com o Oeste, Meio-Oeste, o que é comum. No entanto, o dia será frio e com sensação térmica baixa em todo o Estado.

“No decorrer dessa quarta é um dia de melhora gradativa no tempo em relação às chuvas, mas no geral será encoberto, bem úmido, com cara de chuva, dia complicado, digamos”, diz Martins.

Veja as áreas onde ocorrerão ventos fortes segundo a Defesa Civil:

Áreas em amarelo do mapa o risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos fortes – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/NDÁreas em amarelo do mapa o risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos fortes – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/ND

Com rajadas de até 60 km/h, a Defesa Civil alerta que há risco moderado para ocorrências associadas ao vento no Litoral Sul, Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Mais nebulosidade nos próximos dias

Na quinta-feira (12), as temperaturas variam de 3°C a 8°C no Planalto Sul, 8°C a 15°C nas demais áreas do Leste catarinense. No restante do Estado, o amanhecer de quinta será com temperaturas mínimas em torno de 6°C e à tarde, as máximas variam de 16°C a 21°C.

Próximo ao Litoral, os próximos dias serão de mais nebulosidade, com alta probabilidade de chuva.

“A diferença de temperatura entre o amanhecer e o período da tarde, que deveria ser mais alta, é praticamente a mesma, isso vai acontecer em todas as regiões, então vai ser maior a sensação de frio”, afirma Martins.

Santa Catarina terá dias mais frios por causa do vento e da umidade alta. No sábado (14), a condição deve melhorar entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.

+

Tempo

Loading...