Entre as 20 cidades com mais chuva em SC, nove estão na região Norte; veja os acumulados

Chuva intensa e persistente já causa estragos, como alagamentos, quedas de barreira em rodovias e desabamentos de muro

A chuva forte e persistente que caiu nas últimas horas em Santa Catarina já começa a trazer transtornos aos moradores, principalmente na região Norte, que concentra as cidades com os maiores volumes de chuva.

Alagamento atingiu várias ruas do Centro de Joinville – Foto: Kelly Borges/NDTVAlagamento atingiu várias ruas do Centro de Joinville – Foto: Kelly Borges/NDTV

Entre as 20 cidades em que mais choveu nas últimas 24 horas, nove estão no Norte e quase todas no topo da lista. Garuva, na divisa com o Paraná, é o município com o maior acumulado: 164 mm nas últimas 24 horas.

Joinville vem em segundo lugar com volume que chegou a 130 mm no mesmo período. Aliás, foi a cidade em que mais choveu nas últimas seis horas, com 52 mm, o que causou alagamentos e deslizamentos.

Na lista de maior volume nas últimas 24 horas ainda há outras sete cidades da região Norte. Além disso, municípios da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí também estão no ranking. Confira:

Lista mostra as cidades com maior acumulado de chuva em SC – Foto: Defesa Civil/DivulgaçãoLista mostra as cidades com maior acumulado de chuva em SC – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Chuva já causa estragos e risco de deslizamento continua

Com o grande volume de chuva, as cidades da região já começam a registrar transtornos. Em Joinville, ruas do Centro ficaram alagadas, assim como o terminal central de ônibus. A cidade também registrou deslizamentos e desabamentos de muro.

Na SC-108, em Guaramirim, uma queda de barreira deixa a rodovia parcialmente interditada. Já na BR-376, que liga Santa Catarina e Paraná, uma das faixas está bloqueada no sentido Norte.

Queda de barreira foi registrada na SC-108, em Guaramirim – Foto: PMRv/DivulgaçãoQueda de barreira foi registrada na SC-108, em Guaramirim – Foto: PMRv/Divulgação

O risco de deslizamento, aliás, deve permanecer nos próximos dias, já que o solo está encharcado e deve continuar chovendo, ainda que o volume deva diminuir entre esta segunda e terça (2).

“A gente mantém o risco alto a muito alto de deslizamentos para o Litoral Norte”, explica Murilo Fretta, meteorologista da Defesa Civil. Segundo ele, a condição é causada pelo fluxo de umidade que vem do oceano para o continente.

“As áreas de baixa pressão na atmosfera estão favorecendo esse aporte de umidade e o desenvolvimento de nuvens que está mantendo a chuva persistente ao longo da semana”, complementa.

Diante disso, a orientação é que os moradores fiquem atentos a rachaduras em paredes e muros e movimentação em terrenos. Em caso de emergência, é possível ligar para a Defesa Civil no 199 ou para os bombeiros no número 193.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...