Estiagem: Famílias usam água do açude para necessidades básicas em Brunópolis

Defesa Civil realiza a entrega kits de água potável no interior do município

A estiagem que atinge o Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina têm causado prejuízos não apenas na agricultura, mas também no consumo humano. Em Brunópolis, no Meio-Oeste do Estado, a Defesa Civil e a prefeitura realizam a entrega de kits de água potável para famílias do interior.

Defesa Civil realiza a entrega de kits de água potável no interior de Brunópolis – Foto: Defesa Civil/NDDefesa Civil realiza a entrega de kits de água potável no interior de Brunópolis – Foto: Defesa Civil/ND

Algumas famílias já estão usando água de açudes e rios para tomar banho e lavar roupas. Em caso de necessidade, a população deve contatar a Defesa Civil por meio do telefone (49) 3556-0020.

Chuvas abaixo da média

A estiagem é causada pelo baixo volume de chuvas nas regiões Extremo- Oeste, Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina. A média atual de precipitações nesses locais é de, respectivamente, 20, 31 e 46 milímetros. Sendo que o esperado seria uma média em torno de 150 mm.

A principal preocupação do setor produtivo é a quebra na safra de milho, tanto milho grão quanto silagem, que deve impactar diretamente as cadeias produtivas de carne e leite.

De acordo com as informações da Epagri/Cepa, a colheita estadual deve ter uma redução de 12,2%, sendo que nas regiões Oeste e Extremo-Oeste algumas lavouras tiveram perdas de até 50%. Até o momento, as perdas são avaliadas em R$ 1,2 bilhão no meio rural catarinense.

+

Tempo

Loading...