Expectativa de neve histórica para esta sexta-feira em Santa Catarina

Serra pode ter o registro de flocos ou de chuva congelada nos pontos mais altos, situação que não acontece nesta época desde 1942. Já a Grande Florianópolis terá a manhã de sábado mais fria de outubro

A neve pode voltar a Santa Catarina na manhã desta sexta-feira na serra catarinense de forma surpreendente. Segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Climaterra, o último registro de neve no mês de outubro no Estado foi em 1999. Na época, a neve chegou no dia três. Depois do dia 20, somente em 1942. Além disso, a Grande Florianópolis deve registrar a menor temperatura mínima do século para o mês na manhã de sábado.

Neve pode ser registrada nos pontos mais altos da serra, nesta sexta-feira - Daniel Queiroz/ND
Neve pode ser registrada nos pontos mais altos da serra, nesta sexta-feira – Daniel Queiroz/ND

Nesta quinta-feira, o litoral catarinense deve ter sol com intervalos curtos de nublado, com chance de chuva fraca a garoa isolada na madrugada. A temperatura começa a cair no período da noite com previsão de mínima de 14ºC. Na sexta-feira, o Estado estará sobre a influência de uma massa polar.

“A região do topo da serra (1.400/1.500m ou mais) poderá ter queda de flocos de neve ou chuva congelada (acima dos 1.300m), também com formação de sincelo nos topos acima dos 1.400m. Subir a serra só por causa desta chance de neve não vale a pena, para curtir o frio e ver a geada no fim de semana vale”, explicou Coutinho.

Em contrapartida, o meteorologista Erikson de Oliveira, da Epagri/Ciram, informou que a condição de neve é muito difícil mesmo na serra. “Os modelos não indicam tanto frio. A temperatura vai cair, mas dificilmente teremos neve”, comentou.

Um ponto em que não há discordância é sobre o frio histórico na Grande Florianópolis na manhã deste sábado no mês de outubro. A temperatura deve variar entre os 9 e 11ºC. “Na estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de Florianópolis poderá registrar a menor temperatura em 105 anos para o fim de outubro caso fique de 9°C ou menos”, ressaltou Coutinho.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...