Feriadão em SC deve ter trovoada e ventos fortes, alerta Defesa Civil

Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para risco de temporais até terça-feira (12)

Para quem planejava curtir o feriadão ao ar livre, é melhor refazer o itinerário. Isso porque, até terça-feira (12), a previsão é de chuva volumosa em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil estadual.

Estão estimados, inclusive, temporais com trovoadas em algumas localidades do Estado.

Chuva em São Bento do SulFeriadão deve ser de bastante chuva em SC – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Divulgação

De acordo com alerta emitido pelo órgão neste domingo (10), um sistema de baixa pressão, em deslocamento pelo Rio Grande do Sul, favorece a formação de áreas de instabilidade entre segunda (11) e a noite de terça-feira.

Durante o período, devem ocorrer “pancadas de chuva com trovoadas e risco de temporais isolados do Oeste aos Planaltos”.

No Litoral, a circulação marítima ganha força e os acumulados ficam entre 50mm e 70 mm. Pontualmente, no entanto, devem ocorrer volumes maiores de chuva em intervalos curtos de tempo.

Há risco moderado de ocorrências nas áreas em amarelo do mapa – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDHá risco moderado de ocorrências nas áreas em amarelo do mapa – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul devem ser as áreas mais atingidas pelas chuvas volumosas. Há risco moderado de ocorrências relacionadas aos temporais, nessas regiões, segundo a Defesa Civil.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta, neste domingo (10), para ventos intensos, de até 60 km/h, e queda de granizo no Oeste catarinense. A área está classificada como em “Perigo Potencial”.

Temperaturas

O calorzinho de primavera também não deve dar as caras no feriadão. “O tempo encoberto deve manter as temperaturas amenas pelo menos até a terça, com temperaturas que não passam dos 20, 21°C ao longo de todo o litoral catarinense”, antecipa o meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, Felipe Theodorovitz.

SC teve ter temporais neste feriadão – Foto: Divulgação/Prefeitura de BlumenauSC teve ter temporais neste feriadão – Foto: Divulgação/Prefeitura de Blumenau

“Na quarta (13) a circulação marítima deve perder força, mas o dia ainda deve ser com muitas nuvens com o sol aparecendo em alguns momentos”, complementa.

Previsão para segunda-feira (dados da Epagri/Ciram):

  • Litoral Norte: máx. 20ºC; mín. 18ºC
  • Planalto Norte: 16ºC; mín. 11ºC
  • Grande Florianópolis Litorânea: 19ºC; mín. 17ºC
  • Grande Florianópolis Serrana:  15ºC; mín. 12ºC
  • Vale do Itajaí: 20ºC; mín. 14ºC
  • Litoral Sul: 20ºC; mín. 15ºC
  • Planalto Sul: 15ºC; mín. 9ºC
  • Meio-Oeste: 19ºC; mín. 13ºC
  • Oeste: 22ºC; mín. 13ºC
  • Extremo Oeste: 25ºC; mín. 15ºC

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...