‘Ficamos desolados’: famílias ficam desabrigadas após alagamentos em Camboriú

Mais de 20 pessoas foram abrigadas em um abrigo emergencial no bairro Areias; Jardim Europa foi a localidade mais atingida

André Bernes saiu para trabalhar nesta quarta-feira (9) e, quando voltou, momentos depois, a água já estava na altura da cintura, invadindo a casa que mora com a esposa no Jardim Europa, loteamento em Camboriú.

A área que André mora foi a mais atingida pela enxurrada em Camboriú, após as chuvas intensas entre a madrugada de terça (8) e quarta. Ele conta que ficou desolado ao ver a casa que mora de aluguel ser tomada pela água. “Subiu muito rápido, deu tempo de sair, tirar os animais e salvar algumas coisas”, relembra.

Mais de 20 pessoas foram acomodadas no abrigo emergencial em Camboriú – Foto: Prefeitura de Camboriú/DivulgaçãoMais de 20 pessoas foram acomodadas no abrigo emergencial em Camboriú – Foto: Prefeitura de Camboriú/Divulgação

“Ficamos desolados, sem saber o que fazer”, conta. “Mas foram só danos materiais, agora é retomar a vida aos poucos, mas isso é uma coisa que nunca vamos esquecer”.

Com André e a esposa, já são 22 pessoas acomodadas no ginásio de esportes Francisco Duarte de Souza, no bairro Areias, onde a prefeitura de Camboriú montou um abrigo emergencial.

Conforme o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Edson Godinho Mafra Júnior, até o momento 40 pessoas já foram acolhidas no local, sendo que 22 delas foram acomodadas. “Estamos prontos para acolher e dar os primeiros atendimentos a quem precisar neste momento. Montamos uma estrutura com colchão, cobertores, roupas, chuveiro para tomar um banho e alimentação, para caso haja a necessidade de permanência até que seja dado os encaminhamentos necessários”, explica o secretário.

O diretor da Defesa Civil do município, Jaime Angel, afirma que mais de 200 pessoas foram retiradas de suas residências. Ao todo, até o momento, foi ofertado acolhimento a cerca de 400 pessoas que, de alguma forma, foram atingidas pelas chuvas.

No abrigo, alimentos também são disponibilizados por meio da Ação Dose Solidária, que arrecada alimentos não perecíveis, com a Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

Doações podem ser realizadas diretamente no abrigo, localizado na Rua Jesuíno Anastácio Pereira, no Ginásio da Escola Clotilde Ramos Chaves, no Areias. As doações também podem ser entregues na Secretaria de  Desenvolvimento e Assistência Social, na Rua Presidente Costa e Silva, 329, bairro Centro.

Mais de 200 pessoas precisaram deixar suas casas após alagamentos em Camboriú – Foto: Prefeitura de Camboriú/DivulgaçãoMais de 200 pessoas precisaram deixar suas casas após alagamentos em Camboriú – Foto: Prefeitura de Camboriú/Divulgação

Alerta para alagamentos

Desde segunda-feira (7), a Defesa Civil de Camboriú mantém um alerta para previsão de fortes chuvas e alagamentos na cidade. Entre terça e quarta, choveu cerca de 85 milímetros, o que causou diversos pontos de alagamentos pela cidade.

No bairro Monte Alegre, ruas foram atingidas de forma pontual. O Jardim Europa ficou totalmente embaixo de água. O lago do Parque Linear transbordou e causou alagamento em várias ruas dos bairros Santa Regina e Centro, causando interdições de ruas.

O acumulado de chuva das últimas 24 horas foi de 198 milímetros. Conforme a Defesa Civil do Estado, a previsão é de mais chuva para esta madrugada de quinta-feira, dia 10. Em caso de emergência ligue 199 ou envie um WhatsApp para o telefone (47) 99288-4392. Ou 193 para acionar os Bombeiros.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo