Final de semana deve ter chuva e nevoeiro em SC, além de possibilidade de neve

O avanço de uma massa de ar polar vinda da Argentina tende a provocar baixas temperaturas em diversas regiões no início da semana

A previsão do tempo para este final de semana em Santa Catarina indica dias tradicionais de inverno, com direito a baixas temperaturas, nebulosidade, chuva e nevoeiros. Isso se deve principalmente à influência de uma corrente de jato sobre o Estado, que provocará temperaturas mais baixas na noite de domingo (8). Neste dia, há possibilidade de neve e chuva congelada, especialmente no Planalto Sul.

Maio teve três vezes mais chuva que o esperado para o mês - Bruno Ropelato/Arquivo/ND
Chuva em Santa Catarina deve ser fraca neste final de semana – Bruno Ropelato/Arquivo/ND

A temperatura deve seguir em elevação no sábado (7), mas declinará no decorrer do domingo. “No sábado o sistema de alta pressão se desloca para o oceano, perde força e ganha um pouco de umidade, enquanto o vento sopra de nordeste e traz ar quente”, explica a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri. No domingo, com o avanço de uma massa de ar polar vinda da Argentina, que o Sul do Brasil deve ficar mais frio.

O sábado terá mais nuvens e nevoeiros na madrugada e manhã, com aberturas de sol na maioria das regiões no decorrer do dia. O aumento de nuvens segue no domingo, que também pode ter aberturas de sol. Deve haver condição de chuva a partir da manhã no Oeste e Sul do Estado, enquanto nas demais regiões isso tende a ocorrer no fim do dia.

A previsão da Epagri indica pouca chuva no Estado nos próximos dias. Na segunda-feira (9), as áreas entre o Oeste e o Sul devem ficar encobertas com chuva fraca e isolada. Nas demais regiões, o começo da semana também deve ser encoberto com chuva fraca, com nebulosidade diminuindo a partir da tarde e temperatura em acentuado declínio.

Na Capital, os termômetros devem registrar entre 18°C e 24°C no sábado. No domingo, que deve ter sol durante o dia e chuva à noite, a mínima prevista é de 14°C e a máxima de 21°C. As temperaturas mais baixas devem ocorrer em municípios como Urupema e São Joaquim, no Planalto. Segundo a Epagri, a mínima nesses locais deve ser de 6°C no domingo e chegar a 1°C na madrugada de segunda.

+

Tempo