Florianópolis pode registrar dia mais quente do ano com sensação de 38°C

Temperatura pode passar dos 33°C na Capital, segundo a Epagri/Ciram; valor máximo de 2021 foi registrado no último domingo (31), quando chegou a 35°C

Florianópolis deve ter mais um dia quente nesta terça-feira (2), com temperaturas podendo passar de 33°C, segundo a Epagri/Ciram. Há possibilidade, embora mais baixa, de que a temperura chegue a 35°C, com sensação térmica de 38°C, justamente o maior valor já registrado, em 2021, na Capital. O recorde aconteceu no último domingo (31).

Beira Mar Norte ensolaradaCalor durante as tardes predomina até quinta-feira em Florianópolis – Foto: Marco Santiago/Arquivo/ND

De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins, a elevação na temperatura tem a ver com a chegada, a partir de quarta-feira (3), de uma frente fria. “Sempre antes das frentes frias, há uma massa de ar mais seca”, explica.

Segundo Martins, o número de nuvens pode aumentar no final do dia no litoral catarinense. “O dia começa com predomínio de sol e temperaturas já elevadas. No decorrer da tarde para a noite, áreas de instabilidades vindas do oeste catarinense trazem aumento de nuvens e uma pequena condição de chuva no período noturno”, antecipa Martins. O vento sopra, com intesidade fraca a moderada, de sudeste para nordeste.

A sensação térmica, segundo ele, pode ser até 3°C maior que a tempertura máxima registrada no dia. “Se o tempo ficar menos aberto, a sensação térmica aumenta mais”, esclarece.

A máxima para os meses de verão, segundo a Epagri/Ciram, aconteceu em 2010, quando Florianópolis marcou 38,3°C.

Próximos dias

Na quarta-feira (3), o dia também começa com temperaturas altas pela manhã, diminuindo a partir da tarde. “Um indicativo também é de chuva, inclusive de chuva de verão, aquela que vem da tarde para a noite, principalmente de quarta para quinta-feira”, afirmou.

Pode haver, segundo a Epagri/Ciram, rajadas fortes de vento associadas aos temporais.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Tempo