Florianópolis quebra recorde de menor temperatura em duas décadas

No dia mais frio de 2021, todas as regiões do Estado registraram temperaturas abaixo de 0°C; confira a mínima da Capital

No dia mais frio do ano em Santa Catarina, Florianópolis registrou 1,15°C nesta sexta-feira (30) e quebrou recorde da menor temperatura em duas décadas.

Jardim Botânico, no bairro Itacorubi, em Florianópolis – Foto: Felipe Carneiro/Especial para NDJardim Botânico, no bairro Itacorubi, em Florianópolis – Foto: Felipe Carneiro/Especial para ND

Conforme informações do meteorologista Marcelo Martins, da Epagri, o último registro de frio mais intenso em Florianópolis aconteceu em 2000, quando os termômetros marcaram 0ºC.

Na quinta-feia (29), a Capital catarinense chegou a registrar 1,98°C nas duas estações de medição, localizadas nos bairros Itacorubi e Carijós, segundo a Epagri/Ciram.

Pelo segundo dia consecutivo, o Parque Jardim Botânico, no Itacorubi, teve geada. Durante esta semana, os moradores da Capital precisam reforçar o agasalho e consumir comidas e bebidas quentes para enfrentar o frio.

Depois disso, a Capital registrou 2,38ºC em 2017, 4,76ºC em 2018, 4,20ºC em 2019, 5,24ºC em 2020 e 4,07ºC em junho de 2021.

Queda das temperaturas no Estado

O amanhecer desta sexta foi de frio intenso e geada ampla em Santa Catarina. No dia mais frio do ano, a menor mínima  foi registrada em Urupema, com -8,92°C, por volta das 7h, segundo a Epagri/Ciram.

A causa da queda brusca nas temperaturas neste inverno ocorre deivo à massa de ar polar que atingiu o Estado na quarta-feira (28). Aliado a isso, a umidade queda de neve em 23 cidades catarinenses. As temperaturas permanecerão muito baixas até sábado (31).

No domingo (1), a formação de instabilidades avançam para Santa Catarina entre a manhã e a tarde, resultando em céu mais encoberto e chuva isolada. Por conta do tempo mais encoberto, as temperaturas não sobem muito durante a tarde

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...