Florianópolis registra 209 mm de chuva nas últimas 72h

Volume alto de chuvas desencadeou uma série de deslizamentos e inundações em diversas regiões do Estado

Nas últimas 72h, até esta sexta (22), os acumulados de chuva cresceram ainda mais em diversas regiões de Santa Catarina, chegando a ultrapassar 200 mm em Florianópolis.

A Capital já soma 209 mm nos últimos três dias, na frente, por exemplo, de Papanduva, ao Norte, onde chovia mais intensamente nos últimos dias.

Acumulados de chuva nos últimos três dias – Foto: Divulgação/Defesa Civil/NDAcumulados de chuva nos últimos três dias – Foto: Divulgação/Defesa Civil/ND

A cidade mais afetada no levantamento anterior da Defesa Civil era Garuva, que já somava 207 mm. Na atualização mais recente, além da Capital, a cidade de Garopaba também soma 205 mm de chuva nas últimas 72h, enquanto as demais cidades ficam entre 120 mm e 190 mm.

O que não quer dizer que os estragos sejam menores. Em Blumenau, onde choveu 160 mm, já foram registrada 246 ocorrências, sendo a maioria, 152, de deslizamentos de terra.

Os riscos foram alertados pela Defesa Civil, já que as chuvas volumosas tendem a causar problemas, especialmente entre o Norte o Vale do Itajaí.

As ocorrências, inclusive, acabam deixando algumas famílias desalojadas, com a maior parte sendo de pessoas que residem em encostas ou locais onde a terra não é plana e firme.

Além dos deslizamentos, as inundações também figuram como as ocorrências mais recorrentes no Estado.

Em Navegantes, quatro bairros enfrentaram alagamentos, sendo que somente no município mais de 40 ocorrências já foram registradas.

Apesar disso, o indicativo é de um fim de semana um pouco mais ameno, com chuvas menos volumosas e mais passageiras.

Contudo, devido aos acumulados dos últimos dias, seguem os alertas para alagamentos e deslizamentos.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Tempo