Formação de ciclone provoca temporais isolados em SC

Temperaturas atingem máximas de 22°C nas regiões catarinenses nesta quinta-feira (24); mar permanece agitado com fortes rajadas de vento

O rápido avanço de um ciclone em formação no Litoral do Uruguai favorece a chegada de uma frente fria por Santa Catarina. Devido a esses fatores, deverão ocorrer temporais isolados entre o final da manhã e a noite desta quinta-feira (24), em especial nas áreas catarinenses que fazem divisa com o Estado do Rio Grande do Sul.

Defesa Civil alerta para temporais nas áreas destacadas em amarelo no mapa – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/NDDefesa Civil alerta para temporais nas áreas destacadas em amarelo no mapa – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/ND

As áreas amareladas do mapa ainda destacam a ocorrência de fortes ventos, raios e granizo, devido à formação do ciclone extratropical na costa uruguaia, subindo pela costa gaúcha.

O mar deverá ficar agitado no Litoral Sul. A expectativa é de ondas com direção nordeste, chegando a alturas entre dois metros e dois metros e meio, com picos elevando-se em até três metros nas áreas amarelas do mapa:

Ciclone extratropical poderá provocar fortes ondas marítimas – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/NDCiclone extratropical poderá provocar fortes ondas marítimas – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/ND

A Defesa Civil alerta que em caso de mar agitado, é recomendado evitar a navegação e a atividade de pesca, bem como banhar-se no mar ou então praticar esportes náuticos.

A previsão do tempo, segundo a Epagri/Ciram, é de sol entre nuvens em Santa Catarina para a quinta. Pancadas de chuvas esparsas deverão ocorrer do Oeste ao Litoral Sul durante o dia. Pela noite, chove em Florianópolis.

Nas demais regiões que não foram indicadas, as nuvens aumentam, mas a chance de chuva é mínima. No Planalto Sul chama-se atenção para rajadas de vento a 80km/h. No Litoral Sul e no Extremo Oeste essa ocorrência também será elevada, marcando ventos de 70km/h.

As máximas atingem 22°C na Capital e no litoral catarinense, não abaixando dos 14°C. Já no Oeste, Meio-Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina, as temperaturas caem para a casa dos 10°C, subindo até os 20°C durante a tarde.

+

Tempo

Loading...