Formação de ciclone traz alerta para alagamentos e vendavais no Sul de SC

Segundo a Defesa Civil, acumulado de chuva pode superar 200mm na região

A partir desta segunda-feira (2), a instabilidade aumenta em Santa Catarina, principalmente no Sul do Estado, com condições para temporais e chuvas volumosas, acompanhados por rajadas de vento e granizo.

Formação de ciclone traz alerta para alagamentos e vendavais no Sul de SC – Foto: Divulgação/NDFormação de ciclone traz alerta para alagamentos e vendavais no Sul de SC – Foto: Divulgação/ND

Segundo a Defesa Civil, o acumulado de chuva, previsto entre esta segunda e quarta-feira (4), pode superar 200mm da região Grande Florianópolis até o Litoral Sul e 100mm do Oeste ao Planalto Sul.

Conforme alerta do órgão, a chuva começa pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul na tarde de segunda-feira (2) e se estende para as demais regiões do Estado, principalmente na terça e quarta-feira, quando uma frente fria associada a um ciclone extratropical se forma no Sul do Brasil.

Ciclone extratropical se forma no Sul do Brasil a partir desta terça-feira (2) – Foto: Divulgação/NDCiclone extratropical se forma no Sul do Brasil a partir desta terça-feira (2) – Foto: Divulgação/ND

A condição também provoca rajadas fortes de vento e deixa o mar agitado com ressaca e risco de maré alta. As ondas podem chegar até quatro metros. Não aconselhável a navegação de pequenas a grandes embarcações.

A Defesa Civil também orientou para os riscos de alagamentos e inundações e deslizamento de terra, além de tempestades com ventos fortes e raios.

+

Tempo

Loading...