FOTOS: barranco cede e casa vai parar dois metros à frente em Blumenau
Desde domingo (17) a Defesa Civil já atendeu 123 ocorrências de deslizamento de terra na cidade
Um barranco cedeu e atingiu uma casa na rua Reinoldo Gutz, no limite entre Blumenau e Indaial. Com a força da lama, o imóvel de madeira foi parar cerca de dois metros à frente.
O deslizamento ocorreu na quinta-feira (21), segundo relato do morador ao Corpo de Bombeiros. A família conseguiu sair de casa e ninguém se feriu. Uma equipe da Defesa Civil de Indaial esteve no local para averiguar.
A casa ficou numa inclinação de cerca de 30 graus e está em “risco de colapso iminente”, de acordo com o tenente Filipe Pamplona.
A situação em Blumenau
Deslizamentos de terra representam a maioria dos chamados recebidos pela Defesa Civil de Blumenau desde domingo (17). São, até a manhã desta sexta-feira (22), 123 casos de movimentação do solo.
Na rua Sumaré, no bairro Velha Central, a equipe de geologia da prefeitura orientou cinco famílias a deixarem as casas em virtude de um deslizamento na parte superior da via, mas que pode afetar os imóveis.

Blumenau continua em estado de alerta. Dois abrigos estão abertos para receber famílias em caso de necessidade: um na Paróquia Luterana da Velha, no bairro Velha, e outro na escola Santos Dumont, no Garcia.
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelo 199.
>> Blumenau segue em alerta para estragos devido à chuva
Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.