Frente fria derruba temperatura e traz risco de temporais e alagamentos em SC

Queda nos termômetros e chuva volumosa deve começar nesta quarta-feira; Defesa Civil alerta para estragos e alagamentos

A Defesa Civil emitiu quatro alertas para mudanças no tempo a partir desta quarta-feira (5). Devido a uma frente fria, há previsão de chuvas e ventos de até 70km/h, além de queda nas temperaturas em diferentes regiões de Santa Catarina. Há risco moderado de alagamentos e estragos causados pelo vento.

Frente fria derruba temperatura e traz risco de temporais e alagamentos em SCFrente fria atinge Santa Catarina nesta quarta e quinta-feira, provocando queda nas temperaturas e ventos fortes – Foto: Arquivo/Gabriel Lain/ND

A aproximação da frente fria ocorre nesta quarta-feira (5). O dia será de nebulosidade variável em todo o Estado. Durante a tarde, há chance de chuva fraca no Litoral Sul. Deve chover também nas demais regiões durante os períodos da tarde e da noite, mas de forma isolada.

Áreas em amarelo no mapa correm risco moderado de alagamentos – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDÁreas em amarelo no mapa correm risco moderado de alagamentos – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Até a noite de quinta-feira (6), há risco de temporais isolados no Litoral Sul e Grande Florianópolis, segundo a Epagri/Ciram. Os acumulados devem ultrapassar os 80mm no período, principalmente no Litoral Sul. Neste dia, o tempo deve melhorar no decorrer da tarde no Oeste no Sul.

Devido aos acumulados, há risco moderado para ocorrências de alagamentos nas áreas em amarelo no mapa, até às 21h desta quinta-feira. O alerta contempla todo o Litoral Sul, além de parte da Grande Florianópolis e Serra.

Ventos e mar agitado

Também nesta quinta-feira (6), estão previstas rajadas de vento com intensidade entre 50 e 70km/h, de quadrantes sul/sudeste. O alerta compreende toda a região litorânea. Não são descartadas rajadas mais intensas principalmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Rajadas de 40km/h a 70kmh podem ser registradas na área em amarelo – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDRajadas de 40km/h a 70kmh podem ser registradas na área em amarelo – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Entre às 9h de quinta e os últimos minuto de sábado (8), há risco de mar agitado e ressaca. São esperadas ondas com direção de quadrante sul, altura de 2m a 2,5m e picos de até 3m, segundo a Defesa Civil. Este alerta compreende as regiões do Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Confira as temperaturas para esta quinta:

  • Litoral Norte: 21 °C/ 15 °C
  • Planalto Norte: 23 °C/ 7°C
  • Grande Florianópolis Litorânea: 18 °C/ 14 °C
  • Grande Florianópolis Serrana: 15°C/ 8 °C
  • Vale do Itajaí: 18 °C/ 9 °C
  • Litoral Sul: 17°C/ 20 °C
  • Planalto Sul: 14 °C/ 3 °C
  • Meio-Oeste: 15 °C/ 7 °C
  • Oeste: 15 °C/ 7 °C
  • Extremo-Oeste: 13 °C/ 7 °C

Sexta de sol

Conforme a Epagri/Ciram, a frente fria deve se afastar entre o fim da tarde e noite de quinta-feira. Sexta-feira (7) deve amanhecer com nuvens e nevoeiros no Estado. Há chance de chuviscos isolados em todo o Litoral. O sol deve reaparecer no decorrer do dia.

+

Tempo

Loading...