Frigorífico de Seara transporta mais de 10 cargas de água por dia por conta da estiagem

Abastecimento do reservatório da unidade garante o volume necessário para a operação da planta

A falta de chuva na região Oeste de Santa Catarina tem afetado a cada dia a população, tanto agricultores como também em empresas. Em Seara, distante 45 quilômetros de Chapecó, a situação faz com que a empresa JBS/Seara Alimentos transporte água diariamente para a barragem para dar continuidade às atividades.

A falta de chuva tem baixada o nível do reservatório da unidade da JBS de Seara – Foto: Rádio Belos FM

A chuva do início da semana, uma média de 15 milímetros registrado em Seara, não foi o suficiente para amenizar os danos e subir o nível dos reservatórios. Por conta disso, cerca de 14 cargas de água são transportadas do rio Engano, interior de Itá, até a barragem do frigorífico, localizada no bairro Industrial, em Seara.

Em nota, “a JBS informa que, em razão da estiagem que acomete a região, está realizando a captação de água para o abastecimento dos reservatórios da unidade de Seara (SC), a fim de garantir o volume necessário para a operação da planta. O procedimento foi previamente comunicado a todos os órgãos competentes”.

Segundo informações da rádio Belos FM, cerca de seis caminhões fazem o transporte de água diariamente. Cada veículo carrega em média 30 mil litros de água. Para abastecer a barragem da JBS, são transportados de 12 a 14 cargas para que a operação da unidade não fique comprometida.

E para os próximos dias a previsão é de pouca chuva. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, para esta quarta-feira (28) será de predomínio de uma massa de ar seco que atua em todo o Sul do país. Essa condição mantém o tempo firme com predomínio de sol. Para quinta-feira (29) se estendendo para o fim de semana, o sol segue predominando no Oeste.

+

Tempo