Geada em Florianópolis e outras cidades catarinenses marca amanhecer desta sexta

Temperaturas chegaram a marcar -4°C na Serra durante a madrugada, mas tendência é mudança no tempo e elevação na temperatura durante o dia

O amanhecer foi de frio, temperaturas negativas e geada em várias regiões de Santa Catarina nesta sexta-feira (10). A exceção foi no Litoral Norte. Segundo a Epagri/Ciram apenas a região não havia registrado geada até as 8h.

Registro em São Joaquim na manhã desta sexta – Foto: Mycchel Legnaghi/Divulgação/ND

Conforme o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, Florianópolis teve geada em bairros como Ratones e Jurerê, no Norte da Ilha, além de áreas mais altas, como o Morro da Cruz. “Foi uma geada fraca, rápida e passageira, que durou poucos minutos”, relata. A temperatura mais baixa registrada na Capital, no entanto, foi de 4°C

Em São Joaquim, na Serra catarinense, os termômetros marcaram -1°C na noite desta quinta-feira (9) e permaneceram assim até o amanhecer. Os registros feitos entre as 7h e 8h desta sexta, no Vale do Caminho da Neve, mostram o chão coberto pelo gelo.

Geada em São Joaquim, sexta-feira (10) – Foto: Wagner Urbano/NDTV

As temperaturas mais baixas do Estado foram registradas na Serra. Em Urubici os termômetros marcaram -3°C no início da manhã. Em Urupema a temperatura chegou a -4°C. Curitibanos e Rio Rufino registraram -2°C, enquanto em Fraiburgo marcou -1°C. De acordo com o meteorologista, noites de céu claro favorecem a formação da geada “branca”.

A tendência, segundo Martins, é que a situação não se prolongue nos próximos dias. “Teremos mudanças já no fim de semana. Passa uma frente fria, a temperatura volta a elevar e a nublar. Em dias nublados não tem geada. Durante as próximas horas desta sexta devemos ter aumento de temperatura, fator que também contribui contra a geada”, explica.

Veja mais imagens:

Geada em São Joaquim, sexta-feira (10) – Foto: Wagner Urbano/NDTV

Flores ficaram completamente congeladas – Foto: Wagner Urbano/NDTV

O verde foi substituido pelo branco na paisagem – Foto: Wagner Urbano/NDTV

Geada em São Joaquim, sexta-feira (10) – Foto: Wagner Urbano/NDTV

+

Tempo