Homem choca ao tomar banho em chafariz com -1ºC em São Joaquim; veja vídeo

Ato de coragem chamou atenção de quem passava pelo local; São Joaquim registrou a primeira neve do ano em SC no amanhecer desta segunda-feira (28)

A semana iniciou gelada em diversas cidades de Santa Catarina. No entanto, o frio intenso não impediu um homem de tomar banho em um chafariz na praça central do município de São Joaquim, na Serra catarinense. O ato de coragem foi registrado em vídeo.

Ato de coragem foi registrado na praça central de São Joaquim – Foto: Reprodução/NDAto de coragem foi registrado na praça central de São Joaquim – Foto: Reprodução/ND

O termômetro da praça marcava -1°C quando o homem se preparava para entrar no chafariz usando apenas um calção de banho. No início da gravação, o homem coça a cabeça e parece hesitar. “Agora eu quero ver”, instiga a pessoa que grava o vídeo.

O “banho” durou apenas alguns segundos, mas já foi suficiente para chocar as pessoas que passaram pelo local e presenciaram a cena.

Assista ao vídeo: 

Homem toma banho em chafariz na praça central de São Joaquim – Vídeo: Divulgação/ND

Neve e temperaturas baixas

No amanhecer desta segunda-feira (28), São Joaquim registrou a primeira neve do ano em solo catarinense. Em Urupema, os termômetros marcaram temperatura negativa: -0,04°C, registro muito parecido com Bom Jardim da Serra, que chegou a 0°C.

Nesta terça-feira (29), temperaturas negativas foram registradas na Serra e no Oeste. A menor temperatura do ano no Estado foi de -7,5°C, em Bom Jardim da Serra, nesta madrugada.

Mesmo com baixos indicativos de neve nesta terça, turistas foram à Serra na esperança de acompanhar o fenômeno. Destino tradicional nesta época do ano, Urupema registrou a segunda menor mínima do ano, com -6,5°C. 

Neve já cobria as planícies da cidade de São Joaquim – Vídeo: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Até esta terça, a menor temperatura do ano havia sido registrada em 26 de maio, -5,8°C , também na região serrada de Bom Jardim da Serra. Em Florianópolis foi registrada a temperatura mais baixo do ano na cidade, com 4,2°C.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, há chance de nevar no topo da Serra catarinense ainda nesta terça, além da região da Grande Florianópolis Serrana, mas muito pontualmente à noite.

Com o afastamento da frente fria do Estado, o tempo seco passa a predominar, deixando as madrugadas geladas. Conforme a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram, o frio e a condição de geada permanecerão no próximos dias.

SC tem maior anomalia de frio do mundo fora dos polos

O frio que atinge parte do hemisfério Sul provocou, ainda, um fato inusitado.

A onda polar registrada no início desta semana na região Centro-Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai traz a maior anomalia negativa de frio no mundo fora dos polos.

De acordo com o portal de meteorologia Metsul, existem áreas de temperatura abaixo da média nas Planícies Centrais dos Estados Unidos, no Norte do Canadá e na parte central da Rússia.

Mapa mostra anomalia – Foto: Metsul/Reprodução/NDMapa mostra anomalia – Foto: Metsul/Reprodução/ND

Contudo, em nenhum lugar do planeta as temperaturas estão tão abaixo da média, fora das regiões polares, como na parte central da América do Sul. Isso é efeito da poderosa massa de ar polar que cobre a maior parte dos países do cone Sul da América.

+

Tempo

Loading...