Joinville registra calor acima dos 50°C nesta quarta-feira

Segundo monitoramento da Epagri Ciram, a máxima foi de 35º; onda de calor deve continuar nos próximos dias

O calor intenso não dá trégua em Joinville, no Norte catarinense. Segundo dados da Epagri Ciram, a temperatura máxima registrada nesta quarta-feira (19) foi de 35º C – entre às 12h e 13h – e o calor variou entre 50 e 53º graus no mesmo horário, conforme dados coletados pela estação de Vila Nova e analisados pela meteorologista Marilene Lima.

Apesar da temperatura registrada nesta quarta-feira no termômetro, a máxima foi de 35ºC, segundo monitoramento da Epagri Ciram – Foto: Adriano Mendes/NDTV/NDApesar da temperatura registrada nesta quarta-feira no termômetro, a máxima foi de 35ºC, segundo monitoramento da Epagri Ciram – Foto: Adriano Mendes/NDTV/ND

A meteorologista explica que existe diferença entre sensação térmica e índice de calor. O primeiro é usado no inverno e para o cálculo usa-se a temperatura e a velocidade do vento – pois quanto mais vento, maior é a sensação de frio no inverno.

Já para chegar ao resultado do índice de calor é necessário fazer um cálculo utilizando a temperatura e o índice de umidade. Na terça-feira (18), o número alcançado também ficou na casa dos 50 graus.

Onda de calor

Conforme a meteorologista, a onda de calor deve continuar até o início da próxima semana. “A gente torce para que chova, que essa massa de ar mais seca e quente se desloque e tenha uma variação na condição do tempo”, destaca.

Segundo ela, o vento também não tem contribuído muito, pois está muito fraco e apenas tem favorecido para um pouco mais de nebulosidade e para segurar um pouco a elevação da temperatura.

Termômetro registrou 42º

Embora a temperatura máxima registrada em Joinville ser de 35º, segundo monitoramento da Epagri Ciram, os termômetros da cidade registraram 42º. Situação semelhante aconteceu  no município esta semana, quando um termômetro chegou a registrar 68º.

Conforme explicou na ocasião a meteorologista da Defesa Civil, Carolina Kannenber,  isso acontece pela forma como é feita a medição, pois esses equipamentos ficam próximos de concreto de construções e asfalto e isso interfere para o aumento da temperatura registrada.

Termômetro registra temperatura de 42º C em Joinville – Foto: Adriano Mendes/NDTV/NDTermômetro registra temperatura de 42º C em Joinville – Foto: Adriano Mendes/NDTV/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...