Joinville registra calor acima dos 50°C nesta quarta-feira
Segundo monitoramento da Epagri Ciram, a máxima foi de 35º; onda de calor deve continuar nos próximos dias
O calor intenso não dá trégua em Joinville, no Norte catarinense. Segundo dados da Epagri Ciram, a temperatura máxima registrada nesta quarta-feira (19) foi de 35º C – entre às 12h e 13h – e o calor variou entre 50 e 53º graus no mesmo horário, conforme dados coletados pela estação de Vila Nova e analisados pela meteorologista Marilene Lima.
Leia mais

A meteorologista explica que existe diferença entre sensação térmica e índice de calor. O primeiro é usado no inverno e para o cálculo usa-se a temperatura e a velocidade do vento – pois quanto mais vento, maior é a sensação de frio no inverno.
Já para chegar ao resultado do índice de calor é necessário fazer um cálculo utilizando a temperatura e o índice de umidade. Na terça-feira (18), o número alcançado também ficou na casa dos 50 graus.
Onda de calor
Conforme a meteorologista, a onda de calor deve continuar até o início da próxima semana. “A gente torce para que chova, que essa massa de ar mais seca e quente se desloque e tenha uma variação na condição do tempo”, destaca.
Segundo ela, o vento também não tem contribuído muito, pois está muito fraco e apenas tem favorecido para um pouco mais de nebulosidade e para segurar um pouco a elevação da temperatura.
Termômetro registrou 42º
Embora a temperatura máxima registrada em Joinville ser de 35º, segundo monitoramento da Epagri Ciram, os termômetros da cidade registraram 42º. Situação semelhante aconteceu no município esta semana, quando um termômetro chegou a registrar 68º.
Conforme explicou na ocasião a meteorologista da Defesa Civil, Carolina Kannenber, isso acontece pela forma como é feita a medição, pois esses equipamentos ficam próximos de concreto de construções e asfalto e isso interfere para o aumento da temperatura registrada.
