Litoral Norte de SC já teve registro de neve e chuva congelada; relembre

Frio intenso marca o inverno de 2021, trazendo neve e chuva congelada na Serra catarinense, mas fenômeno já aconteceu no litoral

Com o frio intenso nesta semana em Santa Catarina, fenômenos como neve e chuva congelada foram registradas entre segunda (28) e terça-feira (29) na Serra Catarinense.

O que poucas pessoas lembram é que já nevou, também, no Litoral Norte, onde as temperaturas não costumam cair tanto. Em 2013, a Epagri/Ciram confirmou a ocorrência no Morro do Brilhante, um dos pontos mais altos de Itajaí, quase na divisa com Brusque.

Epagri confirmou ocorrência de neve em Itajaí em 2013 – Foto: Reprodução/NDEpagri confirmou ocorrência de neve em Itajaí em 2013 – Foto: Reprodução/ND

A ocorrência aconteceu na madrugada do dia 23 de julho de 2013. Naquele dia, os termômetros registraram na região urbana de Itajaí 3,83°C com sensação térmica de 1,05°C.

“Na região rural, especificamente no morro do Brilhante, as temperaturas geralmente são menores já que se trata de uma região mais alta e com mais vegetação, o que ocasionou a formação de neve, mesmo que em pequena quantidade”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Itajaí na época, Everlei Pereira.

Balneário Camboriú, também no litoral, já registrou chuva congelada. Também em 2013, pelo menos 35 cidades, segundo a Epagri/Ciram, tiveram o registro.

Canoinhas registrou geada nesta semana – Foto: Luiz Felipe Marschalk/JMaisCanoinhas registrou geada nesta semana – Foto: Luiz Felipe Marschalk/JMais

Pode nevar de novo?

A Defesa Civil de Itajaí não descarta que o fenômeno aconteça na cidade novamente este ano. Mas, para a neve cair em Itajaí, seria necessária uma massa de ar polar mais intensa do que atualmente está no Estado, e a combinação de umidade e temperatura baixa.

Mesmo sem neve, o frio é intenso. No amanhecer desta terça-feira (29), termômetros chegaram a marcar 5°C em Itajaí. O frio deve permanecer até o final da semana, com mínimas entre 4 e 9°C e máximas entre 15 e 21°C.

Além do frio, a Defesa Civil alerta para ressacas, com ondas de leste de até 1,5 metros na praia, e entre 2,5 m e 5 m em alto mar.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...