Lua de Morango: fenômeno desta quinta vai ser visto em SC?

Satélite estará mais perto da Terra, desta forma parecerá maior e mais brilhante; saiba o que é preciso para observar e os melhores locais

O fenômeno chamado “Lua de Morango” estará presente nos céus da noite desta quinta-feira (24). A Lua cheia estará um pouco mais próxima da Terra, assim parecendo maior e mais brilhante.

Ela poderá ser vista novamente apenas em janeiro de 2022. Em Santa Catarina, no entanto, o tempo não deve colaborar para a observação do satélite.

Lua de Morango ocorre nesta quinta-feira (24) – Foto: Leo Munhoz/NDLua de Morango ocorre nesta quinta-feira (24) – Foto: Leo Munhoz/ND

“É normal a Lua estar mais próxima da Terra. A órbita faz com que ela varie de distância em relação ao nosso planeta. A chamada ‘Lua de Morango’ é uma data em que essa situação coincide com a Lua cheia, quando naturalmente ela está mais brilhante”, explica o professor de astrofísica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Alexandre Zabot.

A nomenclatura, no entanto, não tem relação com a cor do satélite. A Lua não apresentará uma coloração rosa ou avermelhada, como o nome sugere.

A origem do nome está relacionada a uma tradição norte-americana. Indígenas dos Estados Unidos nomeavam a lua cheia de acordo com eventos culturais ou naturais.

A “Lua de Morango” foi assim batizada porque aparecia na época em que a fruta ficava madura naquela região.

Onde poderá ser vista em Santa Catarina?

“A Lua Cheia nasce no início da noite e se põe no final da noite, então ela é visível a noite toda”, esclarece Zabot. Portanto, o único requisito para que o fenômeno possa ser avistado em uma localidade é a condição do tempo.

Esse fator, no entanto, não ajuda os catarinenses nesta quinta-feira. O dia permanece coberto de nuvens em todas as regiões do Estado, com previsões de temporais, e tudo indica que o tempo não mude na parte da noite.

De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, o tempo fica nublado em praticamente toda Santa Catarina durante a noite. A única região que tem chances de ter o céu mais limpo no período é o Oeste catarinense.

Como assistir a Lua de Morango

A recomendação é que se utilize instrumentos como telescópio ou binóculo para uma melhor observação do fenômeno. A olho nu, a diferença não é tão grande para as aparições cotidianas da Lua.

Com os instrumentos, a indicação é olhar na direção leste e acompanhar o nascimento da Lua, previsto para às 18h30 (horário de Brasília).

+

Tempo

Loading...