Mais de 100 mil unidades consumidoras seguem sem energia em Santa Catarina

Por volta das 19h, 109.621 unidades estavam sem o abastecimento de energia em SC. Passagem do ciclone afetou 1,5 milhão de unidades

Mesmo após três dias da formação do ciclone na costa catarinense, 109.621 unidades consumidoras abastecidas pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) seguem com o abastecimento de energia interrompido por conta dos estragos.

Equipes da Celesc seguem trabalhando para retomar a energia no estado – Foto: Kelly Borges/NDTV/ND

No entanto, as regiões que mais sentem os efeitos da maior tragédia no sistema elétrico do estado em 60 anos, segundo a própria empresa, são a Grande Florianópolis (33.650) e Lages (21.273).

Conforme a Celesc, equipes foram deslocadas das áreas já recuperadas para as que ainda apresentam muitas demandas. Equipes de reforço foram deslocadas das áreas já recuperadas para as que ainda apresentam muitas demandas.

A população pode acompanhar o andamento dos trabalhos no mapa que mostra a situação em tempo real, no site da Celesc.

As condições de cada ocorrência vêm sendo avaliadas pelas equipes de atendimento e a intenção da empresa é recompor grande parte do sistema ainda nesta sexta-feira (3).

No entanto, depende da complexidade e do acesso a algumas regiões. Por conta disso, os casos mais complicados devem ser resolvidos até o próximo domingo (5).

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Além disso, a Celesc pede atenção aos catarinenses para que mantenham-se afastados de cabos, fios e postes, pois eles podem estar energizados, oferecendo sério risco à vida.

Também esclarece que alguns casos são mais complexos do que aparentam. Por exemplo, quando há queima do fusível, outros componentes da rede são afetados e também precisam ser substituídos por uma equipe de profissionais especializados da companhia.

Além disso, existem situações em que parte dos consumidores de uma mesma localidade podem estar com a rede energizada e outros não.

Isso acontece porque, mesmo quando o alimentador é recuperado, alguns transformadores que levam energia a imóveis de áreas próximas podem apresentar problemas e precisar de reparos.

Como avisar a falta de energia

Nesses casos, a orientação é fazer um novo registro sobre a falta de energia, de preferência pelo App Celesc (para iOs e Android), ou no ícone “Sem Luz” no site da empresa.

A central de atendimento para emergências da Celesc (0800-48-0196) já está funcionando, mas devido à alta demanda pode haver atraso no atendimento ou na identificação dos locais com defeito na rede de distribuição. Outra opção é enviar SMS para 48196, com a mensagem ‘sem luz‘.

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