Mais de 11 mil raios tocaram o solo de SC nesta quinta-feira

Levantamento foi feito pelo Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica); descargas elétricas, segundo especialistas, são mais frequentes no verão

Só nesta quinta-feira (4), 11.414 raios tocaram o solo de Santa Catarina, informa o Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica). O número, segundo os pesquisadores, é considerado elevado mesmo para o verão, período em que há maior incidência de raios no país.

Em Balneário Camboriú, morador registrou momento exato em que raio atinge o marEm Balneário Camboriú, morador registrou momento exato em que raio atinge o mar – Foto: Carlos Sabino/Arquivo/ND

Levando em conta o número total de raios, incluindo aqueles que ficaram entre as nuvens, o valor chega a 36.877 ocorrências no Estado.

A comparação pode ser feita com Distrito Federal, por exemplo, onde apenas 657 raios tocaram o chão durante toda a quinta-feira (4).

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) explica que o raio é uma descarga elétrica que ocorre entre partículas com cargas negativas e positivas no solo. Dentre elas, cerca de 43% incidem durante os meses de verão. 

A formação desse fenômeno, segundo o instituto, começa com o aquecimento do ar, que gera um clarão. Em seguida, o ar se desloca, gerando uma onda sonora conhecida como trovão.

Registros em SC

Nuvem ‘shelf cloud’ no Sul do EstadoNuvem tem potencial destrutivo – Foto: Thiago Oliveira/NDTV

Em Itajaí e região, moradores se assustaram, nesta quinta-feira (4), com os raios que vieram antes mesmo das chuvas. O tempo fechou no começo da tarde. Os termômetros chegaram a marcar 33ºC nas proximidades.

A nuvem ‘shelf cloud’ , que provoca chuva, trovoada e raios, também foi vista no Sul de Santa Catarina durante a quinta-feira. Segundo especialistas, ela tem potencial destrutivo, sobretudo nas regiões de praias.

Acesse e receba notícias de Itajaí e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Tempo