Mais de 3 mil pessoas vão dormir fora de casa em Rio do Sul por causa de enchente

Nível do Rio Itajaí-açu segue acima dos 9 metros; 254 pessoas estão em abrigos e 3.120 precisaram ficar na casa de parentes

Segue acima de 3 mil o número de desabrigados e desalojados em Rio do Sul, até a tarde desta quarta-feira (4), por conta das chuvas que atingem a região. Conforme a Defesa Civil municipal, o nível do Rio Itajaí-Açu passou da marca dos 9 metros.

A enchente, até o momento, atingiu 3.374 pessoas na capital do Alto Vale do Itajaí, entre desalojados e desabrigados. Quanto ao segundo grupo, 72 famílias estão distribuídas nos cinco abrigos que foram abertos no município.

Bombeiros ajudaram a retirar famílias ilhadas – Foto: Divulgação/15ºBBM/NDBombeiros ajudaram a retirar famílias ilhadas – Foto: Divulgação/15ºBBM/ND

O boletim mais recente da Defesa Civil indica que a cota de inundação está em 10 metros e a de alerta em 11. O acumulado de chuva das últimas 36 horas na cidade foi de 153 milímetros, conforme o pluviômetro da ponte Dom Tito Buss.

Mais de mil residências atingidas

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que 254 pessoas estão distribuídas em abrigos dos bairros Bela Aliança, Santa Rita, Progresso e Rua Ruy Barbosa. O maior número de pessoas está na sede do Lions Clube, no bairro Progresso, com 38 famílias que totalizam 120 pessoas.

Os bairros com mais pontos de alagamentos são Bela Aliança, Taboão, Centro, Canoas, Pamplona, Canta Galo, Barragem, Barra do Trombudo e Santa Rita. A estimativa é que 1.022 famílias tenham sito atingidas e 3.120 moradores desalojados, ou seja, precisaram ficar na casa de parentes ou amigos.

Deslizamentos, queda de muro e rachaduras

A Defesa Civil atendeu, durante esta quarta-feira (4), uma ocorrência de deslizamento de terra e queda de muro na Rua Emílio Adami, no bairro Barragem. A Região estava com obras da Casan e o excesso de chuva danificou a rua.

A Estrada do Redentor, no bairro Canta Galo, permanece aberta, mas o deslizamento de terra torna necessário atenção ao passar pelo local.

Ainda foram contabilizados três deslizamentos de terra, que não atingiram residências, duas quedas de muros e uma rachadura. A orientação aos motoristas é a transenchente, entre os bairros Budag, Barragem e Barra do Trombudo.

Serviços suspensos da prefeitura

Alguns serviços públicos também foram suspensos. O Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) dos bairros Canoas e Barragem não está realizando atendimento. Também estão suspensas as atividades de esporte e cultura.

Aulas suspensas

A Secretaria de Educação de Rio do Sul comunicou nesta manhã que o atendimento em toda a rede de ensino, como Centros Educacionais e Centros de Educação Infantil, estão suspensos a partir da tarde desta quarta-feira.

O transporte coletivo dos alunos está prejudicado em algumas áreas, assim como há dificuldade para chegada ou saída dos profissionais envolvidos nos atendimentos

Doações

Para quem está nos abrigos, doações podem ser feitas através de entregas na Obra Kolping, na Rua Adolfo Kolping, bairro Canta Galo. São solicitados alimentos para consumo rápido (Bolachas, pães, leite, café), água mineral, fraldas infantis descartáveis de todos os tamanhos, fraldas geriátricas descartáveis e absorventes.

Além disso, materiais de higiene pessoal e de limpeza, e ração para cachorro e gato.

Assistência Social pede doações para moradores que estão em abrigos – Foto: Divulgação/Ascom Rio do Sul/NDAssistência Social pede doações para moradores que estão em abrigos – Foto: Divulgação/Ascom Rio do Sul/ND

Coleta de lixo

A coleta de lixo reciclável está suspensa, para que os caminhões possam auxiliar nos encaminhamentos da Defesa Civil.  A coleta de lixo convencional acontece, de maneira parcial, onde os veículos tiverem passagem.

Transporte coletivo em Rio do Sul

A empresa Ônibus Circular, disponibiliza um site para conferir a situação das linhas de transporte coletivo da cidade que estão ou não disponíveis, assim como os horários. Basta acessar este site.

Área Azul suspensa

A Apae de Rio do Sul informou que a cobrança do estacionamento rotativo na cidade não será realizada nesta quarta-feira.

Terrenos, muros e paredes

O morador que identificar mudanças como rachaduras em paredes, muros ou em terrenos, ameaça ou quedas de árvores, deve informar à Defesa Civil pelo telefone 199 que está de plantão 24h.

Cota de inundação por rua

A cota de inundação de cada rua em Rio do Sul pode ser conferida no menu “Cotas de Cheia por Rua”, no site.

Governador reconhece que a cidade exige atenção

Governador escreveu nesta tarde sobre a preocupação com Rio do Sul – Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/NDGovernador escreveu nesta tarde sobre a preocupação com Rio do Sul – Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/ND

Nesta quarta-feira, o governador Carlos Moisés da Silva usou uma rede social para manifestar preocupação com Rio do Sul.

“Tubarão e Rio do Sul são os municípios que mais concentram a nossa atenção agora. Nossas forças-tarefas estão mobilizadas e todas as regiões estão sendo monitoradas. A prioridade é proteger as pessoas”, escreveu.

Cinco abrigos foram abertos em Rio do Sul - Divulgação/Ascom Rio do Sul/ND
1 6
Cinco abrigos foram abertos em Rio do Sul - Divulgação/Ascom Rio do Sul/ND
Bombeiros fazem resgates nos bairros Cobras, Canoas, Barra do Trombudo e Barragem. - Divulgação/15ºBBM/ND
2 6
Bombeiros fazem resgates nos bairros Cobras, Canoas, Barra do Trombudo e Barragem. - Divulgação/15ºBBM/ND
Bombeiros fazem resgates nos bairros Cobras, Canoas, Barra do Trombudo e Barragem. - Divulgação/15ºBBM/ND
3 6
Bombeiros fazem resgates nos bairros Cobras, Canoas, Barra do Trombudo e Barragem. - Divulgação/15ºBBM/ND
Rua Coelho Neto - Arquivo Pessoal/Orlando Pereira/ND
4 6
Rua Coelho Neto - Arquivo Pessoal/Orlando Pereira/ND
Rua Coelho Neto - Arquivo Pessoal/Orlando Pereira/ND
5 6
Rua Coelho Neto - Arquivo Pessoal/Orlando Pereira/ND
Bombeiros ajudaram a retirar famílias ilhadas - Divulgação/15ºBBM/ND
6 6
Bombeiros ajudaram a retirar famílias ilhadas - Divulgação/15ºBBM/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...