Massa de ar polar provoca mais um amanhecer com geada em SC

Termômetros da Serra catarinense marcaram, novamente, temperaturas negativas nesta sexta-feira (14)

O frio seguiu presente no amanhecer desta sexta-feira (14) em Santa Catarina. Segundo as medições da Epagri/Ciram, em Urupema, região serrana do Estado, a temperatura chegou a gelados -2,77°C, entre as 5h e 6h. Às 7h50, a temperatura se aproximava dos -4°C.

Geada em São JoaquimSão Joaquim teve geada nas primeiras horas desta sexta-feira (14) – Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação/ND

Pelo menos outras duas regiões registraram temperaturas negativas no amanhecer desta sexta: Bom Jardim da Serra, por exemplo, marcou -2,39°C, também antes das 6h. Em Urubici, entre 6h e 7h, os termômetros marcaram -1,25°C.

Apesar de São Joaquim não ter ficado abaixo de 0°C nesta sexta, segundo os dados oficiais da Epagri/Ciram, uma camada generosa de geada embranqueceu os campos do município. As mínimas ficaram em 2°C .

Geada em São JoaquimFrio intenso é decorrente de uma massa de ar frio seco presente no Estado – Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação/ND

Por causa da massa de ar polar, que circula no Estado, a previsão é de sol ao longo do dia no Planalto Sul. “Vamos ter a temperatura em elevação, mas ainda vai fazer frio. Não passa muito da marca dos 17°C e 18°C”, informou a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, em boletim divulgado no início desta sexta.

“Essa massa de ar frio ainda vai influenciar a condição do tempo nos próximos dias, mantendo assim principalmente no período da madrugada e no período noturno, com temperaturas mais baixas”, complementa.

Segundo alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, emitido na manhã desta sexta-feira, podem ocorrer rajadas de vento ocasionais de até 45 km/h.

+

Tempo