Moradores de Florianópolis se preparam após alerta da Defesa Civil em SC

Aviso meteorológico por conta do mar agitado compreende o feriado e sexta-feira; praia do Morro das Pedras pode ser novamente atingida

Com a instalação de proteções, moradores do Morro das Pedras, em Florianópolis, se preparam para enfrentar possíveis novas ressacas. A área é monitorada nesta quinta-feira (2) devido ao risco de novas ressacas.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta quarta-feira (2) um alerta para mar agitado e risco de ressaca no litoral do Estado. O aviso compreende o período entre o meio-dia desta quinta-feira e se estende até a meia-noite de sexta (4).

Avanço do mar no Morro das Pedras castiga a orla há semanas – Foto: Carlos Bortolotti/Divulgação/NDAvanço do mar no Morro das Pedras castiga a orla há semanas – Foto: Carlos Bortolotti/Divulgação/ND

O fenômeno ocorre com mais intensidade no Litoral Sul. Entretanto, áreas da Grande Florianópolis “já vulneráveis podem ser afetadas”, detalha o informe meteorológico.

A preocupação é especialmente com  a região do Morro das Pedras, no Sul da Ilha de Santa Catarina, onde 12 terrenos estão sofrendo com a erosão marinha, intensificadas com a última ressaca. Por volta das 14h15, a situação estava sob controle no bairro.

“O mar deu uma folga, e estamos aproveitando para encher os bags [sacos de proteção contra as ondas]”, contou Cinthia Sens, uma das moradoras da região. A preocupação é com os possíveis picos de dois metros, maiores do que os registrados na última semana, de 1,5 metro.

Região está em risco moderado por conta do mar agitado – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDRegião está em risco moderado por conta do mar agitado – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Conforme Alexandre Vieira, gerente de operações da Defesa Civil de Florianópolis, a situação estava sob controle no início da tarde desta quinta. “O local continua vulnerável, mas a maré estava baixando, mais tranquila”, detalhe Vieira, que esteve no local por volta das 12h.

A preocupação é com o perídio a partir do fim da tarde e fim de semana. Nos últimos dias, a extensão da área atingida pela erosão marinha passou de 200 para 400 metros. Ao todo, 14 notificações foram feitas, duas nesta sexta e sábado.

Ondas

No Litoral Sul, as ondas terão direção Sul e Sudeste, com tamanhos entre 1,5 metro e 2 metros. Os picos podem alcançar 2,5 metros. Na Grande Florianópolis, as ondas não passam de 2 metros, detalha a Defesa Civil. Toda a região citada está em risco moderado.

A Defesa Civil orienta que os moradores evitem navegação, pesca, banho de mar e esportes náuticos. Caso as ondas estejam atingindo ciclovias, é desaconselhável caminhar ou pedalar na orla.

Confira as temperaturas para esta quinta-feira:

  • Litoral Norte: 14 °C / 23 °C;
  • Planalto Norte: 9 °C / 22 °C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 15 °C / 22 °C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 11 °C / 22 °C;
  • Vale do Itajaí: 12 °C / 23 °C;
  • Litoral Sul: 11 °C / 20 °C;
  • Planalto Sul: 8 °C / 19 °C;
  • Meio-Oeste: 10 °C / 22 °C;
  • Oeste: 10 °C / 24 °C;
  • Extremo-Oeste: 13 °C / 25 °C.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo