Municípios do Sul de SC se preparam para onda de frio extremo; confira

Municípios do Sul de SC preparam ações de acolhimento e de prevenção para a onda de frio intenso que deve chegar em SC nesta terça-feira (27)

Com a previsão da chegada de uma onde de frio intenso a partir desta terça-feira (27) diversos municípios do Sul de Santa Catarina estão reforçando ações de prevenção e pedindo doações de agasalhos.

Segundo a Epagri/Ciram existe a possibilidade de recorde de temperatura baixa. “Hoje (26) às 22h já começa a chover, o vento sul começa soprar. Amanhã é um dia de chuva, na madrugada já entra a frente fria, cai bem a temperatura. Quarta, quinta, sexta é tempo bom, porém a temperatura pode chegar a 0º ou menos”, reforça o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego.

Criciúma com plantão e mais vagas na Casa de Passagem

Em Criciúma, a Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) estarão de plantão e mais 10 vagas foram abertas na Casa de Passagem de Criciúma para moradores de rua.

Temperaturas extremamente baixas estão sendo esperadas e é importante que as pessoas se protejam em suas casas ou procurem abrigo. Estaremos monitorando e buscando soluções para cada caso”, destacou o diretor da Compdec, Fred Gomes.

Todos os chamados em relação ao atendimento de ocorrências relacionadas ao frio, serão monitorados pela Defesa Civil, que colocou três contatos à disposição: 199, (48) 3437-5342 e 9 9162-9006.

Mais 10 vagas de acolhimento de pessoas em situação de rua foram abertas na Casa de Passagem de Criciúma – Foto: Divulgação/Decom/NDMais 10 vagas de acolhimento de pessoas em situação de rua foram abertas na Casa de Passagem de Criciúma – Foto: Divulgação/Decom/ND

“Os equipamentos destinados para os moradores em situação de rua estão sempre disponíveis e as ações contra o frio são constantes. Especificamente para esta onda que se aproxima, estamos reforçando a disponibilidade deles para quem necessitar”, afirmou o secretário de Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira.

Além dos trabalhos feitos periodicamente pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) com as pessoas em vulnerabilidade social cadastradas, o Município ainda dispõe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e Casa de Passagem. O Centro Pop está localizado na rua Martinho Lutero, 179/325, e a Casa de Passagem na rua Giácomo Sônego, 415, ambos no bairro Pinheirinho.

Preocupação, também, com a agricultura e agronegócio 

Em busca de minimizar os possíveis estragos, a Gerência de Agricultura e Agronegócio de Criciúma entrou em contato com os agricultores, alertando para as recomendações da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri).

“Apesar de algumas culturas se beneficiarem com as baixas temperaturas, a maioria deve passar por uma série de cuidados especiais para evitar grandes prejuízos. Mesmo com cultivos variados na região, os principais que podem ser afetados são os de hortaliças e de bananas”, explica o gerente de Agricultura e Agronegócio, Vanderlei Zilli.

Para mais informações e orientações sobre outros cultivos basta acessar o site da Epagri (epagri.sc.gov.br), órgão do governo estadual responsável por fornecer tecnologia e informação para o meio rural.

Prefeitura e Defesa Civil preparam plano de ação em Meleiro

Em meleiro, uma das ações que serão tomadas é a distribuição de cobertores. Por isso um desafio foi lançado em busca de doações no município.

A ação foi discutida em reunião da Secretária de Ação Social, Elixsandra da Silva Motta, nesta segunda-feira (26) no gabinete do Prefeito em exercício, Pedro Luiz, para junto com a Defesa Civil e outras secretarias de governo buscar formas de amenizar o impacto do frio, especialmente a acompanhando as famílias mais vulneráveis.

“A princípio lançamos um desafio no grupo de secretários e comissionados de Meleiro, pedindo que cada um doasse um cobertor. Fomos prontamente atendidos e veremos outras formas de ajuda”, destaca a secretária.

Içara irá realizar ronda nos dias de frio

Em Içara, uma ronda será realizada por voluntários com veículos 4×4 nas casas de famílias carentes.

“Vamos receber o auxílio do Grupo de Apoio a Desastres (GADE), liderado por proprietários de veículos 4×4. Serão mais de 10 pessoas que vão estar visitando as casas de famílias que precisam de cobertores e agasalhos”, reforça o secretário da Defesa Civil de Içara, Vitor Cardoso Dutra.

Além disso, a Prefeitura de Içara reforçou que a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Habitação e Renda, em parceria com a Defesa Civil de Içara, está preparada para atender quem mais precisa.

Atualmente, Içara conta com três equipamentos sociais, sendo um bazar solidário, que está localizado no Centro da FAI, na Avenida Procópio Lima, com atendimento das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. A população pode procurar ainda o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros Esplanada e Jaqueline ou contar com os serviços de acolhimento social no telefone 48- 9 9187-5565.

“Temos roupas disponíveis no bazar e no CRAS dos dois bairros. Cada pessoa pode pegar até quatro peças, basta ser morador de Içara. Vamos estar fazendo rondas e visitando as famílias que mais precisam de apoio. Hoje o município não conta com moradores de rua, mas sim com famílias em vulnerabilidade social”, lembra o secretário de assistência social, Eduardo Michels Zata.

Afave pede doações de cobertores em Nova Veneza

Em Nova Veneza, a Associação Feminina Veneziana (Afave) continua com a arrecadação de roupas e cobertores para aquelas famílias que não têm condições de se aquecer o suficiente nas baixas temperaturas. Os pontos de coleta são nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também na sede da Associação.

“O que estamos vendo nas previsões é que o frio será muito intenso. Por isso, estamos pedindo para as pessoas que possuem peças para doação, que nos tragam aqui na Associação para podermos ajudar quem mais precisa nesta época do ano”, enfatiza a presidente de honra da Afave, Neni Frigo. 

Os principais itens que a Afave pede são roupas como moletom, cobertores, roupas de criança e adultos e que estejam em bom estado de conservação. A Afave fica localizada na rua Antônio Remor, 335, Centro. Para mais informações, entre em contato no telefone (48) 3436-2060.

Orientação para pessoas em situação de rua em Araranguá

A Prefeitura de Araranguá destacou que a Secretaria de Assistência Social e Habitação, juntamente com a Defesa Civil e uma equipe técnica, já está orientando as pessoas em situação de rua e as famílias mais vulneráveis, para se proteger nos abrigos de acolhimento nestes dias de frio intenso.

Para maiores informações, as pessoas interessadas devem entrar em contato com o Creas pelo telefone: 3521-3535, localizada na Av. Cel. João Fernandes, n° 649, bairro Urussanguinha. Para realizar doações de cobertores e agasalhos, a central é no CRAS, localizada na rua Salvato Paladini, n° 173, bairro Nova Divinéia, mais informações (48) 3521-3540.

Maracajá faz levantamento de famílias em vulnerabilidade social

Em Maracajá, o Departamento de Assistência e Bem-Estar Social e a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil estão fazendo um levantamento de famílias que necessitam de auxílio, bem como orientação para moradores de rua buscarem a Casa de Repouso.

“Nesta terça-feira (27) vamos fazer o levantamento das famílias em vulnerabilidade social cadastradas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), onde vamos verificar quais necessitam de roupas de cama e de agasalhos. Além disso, também vamos verificar a situação da casa de repouso para ajudá-los também”, explicou a diretora de Assistência e Bem-Estar Social, Suélen Zandonadi.

Caso alguém flagre um morador de rua ou pessoa que necessite de ajuda é só entrar em contato pelos telefones: Assistência Social (98827-0537) e Defesa Civil (98419-5029 e98802-2395), que o resgate será realizado e a pessoas será assistida pelo município.

Tubarão reforça importância de doações

Afave reforça importância da doação de cobertores e agasalhos em Nova Veneza – Foto: Leonardo Gava/Prefeitura Nove Veneza/NDAfave reforça importância da doação de cobertores e agasalhos em Nova Veneza – Foto: Leonardo Gava/Prefeitura Nove Veneza/ND

Em Tubarão, a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social voltou a reforçar a importância da doação de cobertores, mantas e edredons para as famílias atendidas pelo CRAS e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e também pessoas em situação de rua.

Quem quiser colaborar pode entregar esses itens na sede da fundação, na rua São Manoel (centro), ou em um dos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). As doações na sede da fundação podem ser feitas das 13 às 19 horas, enquanto que nos CRAS quem quiser colaborar com a campanha pode fazer as entregas das 8 às 17 horas.

+

Tempo

Loading...