Municípios do Alto Vale do Itajaí decretam situação de emergência por causa das chuvas

Agrolândia, Agronômica, Laurentino, Pouso Redondo, Taió, Rio do Oeste e Rio do Sul emitiram a homologação

O relatório da Defesa Civil de Santa Catarina, lançado na tarde desta terça-feira (10), aponta que 42 municípios do estado emitiram decretos de emergência devido às chuvas. No Alto Vale do Itajaí, sete municípios recebem orientação sobre os trâmites da homologação: Agrolândia, Agronômica, Laurentino, Pouso Redondo, Rio do Oeste, Taió e Rio do Sul.

Mais de 2 mil ruas foram atingidas em Rio do Sul – Foto: Arquivo Pessoal/Orlando Pereira/NDMais de 2 mil ruas foram atingidas em Rio do Sul – Foto: Arquivo Pessoal/Orlando Pereira/ND

Os municípios mais atingidos pelas chuvas que atingiram o estado do dia 2 ao dia 4 de maio, recebem itens de assistência humanitária da Defesa Civil.

Laurentino, por exemplo, recebeu um total de 232 itens, entre água, cestas básicas, colchões e kits de higiene pessoal e doméstica. Rio do Oeste contabiliza 132 materiais e Rio do Sul, 770. Ainda conforme o relatório da Defesa Civil, Taió recebeu 292 itens.

O estado distribuiu um total de 6.642 itens para ajudar os municípios. Até a tarde desta terça-feira (10), 42 municípios emitiram decretos de situação de emergência.

Mais de 2 mil residências foram atingidas em Rio do Sul

A capital do Alto Vale ainda se recupera da enchente que atingiu 2.392 residências. A Secretaria de Obras de Rio do Sul continua atua nesta semana para a retirada de lixo e entulho das residências, com previsão para serem encerrados até sexta-feira (13).

O serviço de recolhimento e descarte dos materiais em locais adequados acontece simultaneamente com a limpeza das ruas afetadas. Em alguns bairros o recolhimento já iniciou, como no Canoas e Budag, se estendendo há outros locais até o fim da semana, como a Cohab, no Bela Aliança.

Abrigos continuam abertos

Nesta terça-feira (10) a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Rio do Sul ainda atende sete famílias que estão em três abrigos da cidade. Após a limpeza, eles aguardam os imóveis secar para realizar a mudança. A tendência é que todos retornem para suas residências até o fim da semana.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...