Com calor intenso, termômetro chega a marcar mais de 60º C em Joinville

Temperatura altas foram registradas em termômetro de Jaraguá do Sul, meteorologista explica motivo de temperaturas altas

A onda de calor que se alastra pelo estado de Santa Catarina, também está presente no Norte de Santa Catarina. Nesta segunda-feira (17), cidades como Jaraguá do Sul e Joinville, os termômetros marcavam 41º C e até 68º C, respectivamente.

Em Joinville, termômetro registra temperatura altíssima nesta segunda-feira (17) – Foto: Reprodução les_eventosEm Joinville, termômetro registra temperatura altíssima nesta segunda-feira (17) – Foto: Reprodução les_eventos

“Esse valor com certeza não bateu”, afirma a a meteorologista da Defesa Civil do Estado, Carolina Kannenberg, em referência a altíssima temperatura registrada em Joinville.

Embora o termômetro tenha marcado acima de 40º C, as temperaturas mais altas medidas na cidade foram de 36,69º C, estação Vila Nova, e de 36,69º C, na estação Pirabeiraba, segundo a Epagri/Ciram.

Já o índice de calor, que é a intensidade de calor que uma pessoa sente, chegou a 50ºC nesta terça-feira (17).

Essa grande diferença de temperaturas se dá pelas as formas de como são feitas as medições. Enquanto as estações da Defesa Civil seguem regras e um padrão para medir a temperatura, os termômetros instalados na cidade “estão perto  de concreto de construções e asfalto, como as ruas e avenidas, e isso interfere no valor, contribuindo com o aumento da temperatura”, completa Carolina.

Temperaturas altas foram registradas em Jaraguá do Sul nesta segunda-feira (17) – Foto: Fábio Junkes/OCP NewsTemperaturas altas foram registradas em Jaraguá do Sul nesta segunda-feira (17) – Foto: Fábio Junkes/OCP News

A meteorologista ainda relata que as temperaturas estão altas por causa de uma onda de ar quente que atinge todo o estado, e que o calor não deve dar trégua nos próximos dias.

“Hoje foram as temperaturas mais alta, a tendência é que continue assim. Pode voltar a atingir 38 amanhã (terça-feira, dia 18). Quarta-feira (19) e quinta-feira (20) também é provável que cheguem neste valor mas com uma diminuição na temperatura”.

Dia e noite com onda de calor

Quando as temperaturas registram médias de temperaturas mais altas por vários dias seguidos, é chamado de onda de calor. Segundo Carolina, isso ocorre quando o ar quente impede outras frentes de ar de atuar, “bloqueando” a área.

“O ar quente fica bloqueando a entrada de outras massas de ar, que outros sistema de  passem, como por exemplo uma frente fria. Neste caso, o que está bloqueando para que os sistemas avancem é uma alta pressão em níveis mais altos na atmosfera”.

As ondas de calor ocorrem anualmente, entre 2 a 4 vezes por ano, mas principalmente no verão. Carolina ainda destaca que a temperatura alta deve continuar até a próxima sexta-feira (21).

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...