Na tempestade de areia, moradores mostram cena apocalíptica em vídeos

Fenômeno transformou o dia em noite, neste domingo (26), em São Paulo

Moradores do interior de São Paulo ficaram espantados quando uma enorme nuvem transformou o dia em noite, neste domingo (26). A tempestade de areia passou por locais como Franca, Presidente Prudente, Jales, Araçatuba, Barretos e algumas cidades de Minas Gerais que fazem fronteira com o Estado.

Na tempestade de areia, moradores mostram cena apocalíptica em vídeos – Foto: Twitter/NDNa tempestade de areia, moradores mostram cena apocalíptica em vídeos – Foto: Twitter/ND

Imagens compartilhadas na internet mostram o fenômeno registrado pelos moradores. As cenas são impressionantes:

Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, o fenômeno é comum em países da Ásia, onde é conhecido como “haboob”. Ele é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, os quais acabam criando um “rolo compressor” de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura.

“Primeiro, vem a nuvem de temporal e tempestade, que gerou a corrente de vento mais horizontal e bagunçou todos esses detritos. Como faz meses que não chove naquela região, tem muita poeira, o solo e a vegetação estão secos, e as queimadas também contribuíram”, explica Estael.

Apesar de Estael explicar que este é um evento natural devido às condições do clima, ela também aponta que ele é mais característico de países da Ásia e não tão comum ao Sudeste do Brasil. Entretanto, ela diz que o fenômeno tem uma forma de se dissipar sozinho: “O vento que segue da tempestade vai ajudando a espalhar mais essa areia e ela se dissolve, como o processo do nevoeiro, lento, mas ajudado pelo próprio vento”.

*Com informações do Estadão Conteúdo. 

+

Tempo

Loading...