ND Explica: Como é calculada a sensação térmica durante o frio

Temperatura registrada por termômetros costuma ser diferente da temperatura sentida na pele; especialista ouvido pelo ND+ explica o que faz a sensação de frio ser diferente

A passagem de uma onda de frio extremo derrubou as temperaturas em toda Santa Catarina. Diversas cidades tiveram temperaturas negativas ou próximas de zero.

Entre quarta (28) e a madrugada desta quinta-feira (29) Santa Catarina registrou neve em 23 cidades. O estado também teve a menor temperatura do Brasil nas últimas horas.

O recorde foi em Bom Jardim da Serra, que marcou -8,6°C às 4h desta quinta. O dado foi divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

São Joaquim, na Serra catarinense, registrou -6ºC nesta quinta-feira (29) – Foto: Maria Fernanda Salinet/NDSão Joaquim, na Serra catarinense, registrou -6ºC nesta quinta-feira (29) – Foto: Maria Fernanda Salinet/ND

No entanto, o frio sentido por bom-jardinenses e turistas pode ter sido muito maior. Isso porque a temperatura registrada por termômetros costuma ser diferente da sensação térmica sentida na pele.

O meteorologista do AlertaBlu (Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau), Gabriel Cassol, explica que a sensação térmica é calculada através de uma equação que leva em consideração alguns fatores.

Para temperaturas abaixo de 20ºC, os meteorologistas analisam pelo menos três condições: temperatura, umidade do ar e velocidade do vento. Quanto menor a temperatura, menos umidade e mais vento, maior é a sensação de frio.

É por isso que mesmo em temperaturas iguais, nosso corpo pode sentir mais ou menos frio. Assim como pessoas na mesma cidade, mas em bairros diferentes. Tudo depende da sensação térmica.

“Locais mais altos, ou mais afastados dos centros urbanos, próximos de regiões de mata, costumam apresentar sensações térmicas menores durante o inverno”, diz Cassol.

O meteorologista explica ainda que a sensação térmica pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, os números divulgados por institutos de meteorologia são apenas para referência.

>> Veja também: Pomar de pêssegos vira ‘plantação de cristal’ em SC

Sensação térmica no calor

Para temperaturas acima de 20ºC, a sensação térmica costuma ser calculada observando apenas a temperatura e a umidade do ar. Neste caso o vento deixa de fazer uma grande diferença.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...