Neblina chega com tudo em Itajaí e altera paisagem; veja fotos

Fenômeno cobriu prédios e alterou a paisagem local rapidamente; calor fora de época pode ser motivo para a neblina intensa

A neblina intensa dos últimos dias chegou bem mais cedo nesta sexta-feira (20) em Itajaí. Do alto do Morro da Cruz, foi possível ver o nevoeiro avançando sobre a cidade, cobrindo prédios e alterando a paisagem, próximo ao horário do meio-dia, diferente dos últimos dias, quando a neblina chegava no final do dia.

Neblina avançou rapidamente sobre a cidade - NDTV Itajaí
1 3
Neblina avançou rapidamente sobre a cidade - NDTV Itajaí
Edifícios ficaram completamente cobertos pela nuvem - Kassia Salles/ND
2 3
Edifícios ficaram completamente cobertos pela nuvem - Kassia Salles/ND
Nevoeiro chegou rápido e cobriu prédios - Kassia Salles/ND
3 3
Nevoeiro chegou rápido e cobriu prédios - Kassia Salles/ND

A neblina também afetou a paisagem em Florianópolis. O nevoeiro marítimo é costeiro e acontece especialmente nas áreas mais próximas ao mar, como explica a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz.

A ocorrência é relacionada a um aquecimento fora de época, quando o ar fica mais quente do que a superfície do mar, que está mais fria. “Aí o ar condensa próximo à superfície, o que se torna o nevoeiro marítimo”.

Calor intenso

Este fim de semana em Itajaí será de calor intenso típico de verão mesmo que estejamos em pleno inverno brasileiro. As temperaturas variam entre mínimas de 15 °C e máximas de até 30 °C.

Esta sexta-feira (20), começou com nevoeiros isolados que se dissipam pela manhã. Uma massa de ar quente e seca segue atuando e favorece um dia de predomínio de sol a poucas nuvens no Estado. A partir da noite, o deslocamento de uma frente fria pelo leste do Rio Grande do Sul em direção ao oceano favorece o aumento de nuvens com chance de chuva bem isolada no Litoral Sul.

À tarde, as temperaturas máximas ficam altas, variando de 26 °C a 29 °C no Litoral Norte. A Defesa Civil alerta que a umidade ficará abaixo dos 25% na porção oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, o que indica um risco moderado a alto para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros.

No sábado (21), a passagem de uma frente fria pelo oceano favorece a variação de nebulosidade intercalando com a presença do sol no Litoral e áreas próximas. Em grande parte do estado permanece a atuação de uma massa de ar quente e seca, o que deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens. Amanhecer com temperaturas mínimas de 15 °C a 18 °C.

No domingo (22) uma massa de ar seco e quente permanece atuando sobre o estado e favorece um dia com predomínio de sol a poucas nuvens. Amanhecer com alguns nevoeiros no estado e temperaturas mínimas de 10 °C a 14 °C nos Planaltos, Alto Vale do Itajaí, Meio Oeste, 15 °C a 18 °C nas demais áreas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...